Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 05 de janeiro de 2015 às 10:59

Acre e Espírito Santo vão desempatar duelo na Preliminar da Copa do Brasil

Atlético Acreano e Real Noroeste lutarão pela última vaga do torneio nacional nesta temporada

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Os Estados do Acre e do Espírito Santo, pela terceira vez consecutiva, vão se enfrentar na Preliminar da Copa do Brasil. Atlético Acreano e Real Noroeste lutarão pela última vaga do torneio nacional. Até aqui, acreanos e capixabas acumulam uma classificação cada. O confronto de 2015 desempatará o embate e ainda manterá o vencedor na disputa para conquistar o inédito título e a vaga para a Libertadores.

Em 2013, a Copa do Brasil passou a contar com 86 clubes, incluindo os representantes brasileiros da Libertadores. Antes da Primeira Fase, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) criou a Preliminar, por causa da reformulação do ranking de clubes, para a definição da última vaga.

 Bola da Copa do Brasil 2015 começará a rolar em 8 de fevereiro com a Preliminar!
Na primeira edição do novo formato da Copa do Brasil, o Espírito Santo levou a melhor sobre o Acre. Após empate, por 1 a 1, em solo acreano, a Desportiva venceu o Atlético Acreano, por 5 a 4, em casa. O troco aconteceu na temporada passada, com cenário parecido. O Rio Branco empatou, no Espírito Santo, por 1 a 1, com o Real Noroeste. Na volta, no Acre, o Estrelão garantiu a vaga com triunfo, por 1 a 0.

As disputas entre Acre e Espírito Santo reservam algumas curiosidades. Nas duas oportunidades, o clube que decidiu em casa ficou com a vaga. Em 2015, o Real Noroeste jogará a segunda partida diante da torcida, em 22 de fevereiro. O jogo de ida será de mando do Atlético Acreano em 8 de fevereiro.

Na atual edição da Copa do Brasil, o classificado vai encarar o Criciúma, de Santa Catarina. Aliás, em todas as edições com Preliminar, o clube que ficou com a vaga jogou contra um rival catarinense. Mas a notícia não é nada boa para aqueles clubes que passam pela Preliminar.

A Desportiva Ferroviária, em 2013, enfrentou o Figueirense na Primeira Fase. Mas o clube capixaba foi surrado, por 4 a 1, e acabou eliminado logo na primeira partida. O mesmo aconteceu com o Rio Branco na temporada passada. O clube do Acre apanhou da Chapecoense, em casa, por 2 a 0.

Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com oito títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões com quatro títulos cada, um a mais do que Flamengo e Corinthians. O Palmeiras aparece com dois títulos. Já Atlético Mineiro - atual campeão -, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.

Regulamento:
Com 86 clubes, a Copa do Brasil é disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores.

Os clubes da Libertadores, Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo entrarão no torneio a partir das oitavas de final, assim como o Fluminense - melhor colocado no Brasileirão abaixo dos clubes da Libertadores.

Confira os jogos da Preliminar da Copa do Brasil:

*Classificados

2013

Atlético Acreano-AC 1 x 1 Desportiva Ferroviária-ES*
Desportiva Ferroviária-ES 5 x 4 Atlético Acreano-AC

2014

Real Noroeste-ES 1 x 1 Rio Branco-AC*
Rio Branco-AC 1 x 0 Real Noroeste-ES

2015

Atlético Acreano-AC x Real Noroeste-ES
Real Noroeste-ES x Atlético Acreano-AC