Portal Eventos
Cearense Série A
Em 06 de janeiro de 2015 às 04:41

Cearense 2015 terá apenas três campeões, mas só Ceará pode comemorar

Vozão é o maior vencedor do Estado e ainda brigará pelo pentacampeonato estadual

da Redação -

Ceará - Ceará, Fortaleza e Icasa, entre os clubes do Campeonato Cearense 2015, são os únicos que já conquistaram o título estadual. A próxima edição do Cearense terá a participação de dez clubes. Mesmo sendo três os campeões, só o Vozão tem direito de comemorar. Também pudera! O Ceara é o maior vencedor do Estadual e ainda o atual campeão. Quer dizer, o atual tetracampeão.

 Torcida do Ceará conta com mais um título para entrar para a história do Campeonato Cearense!
Dono de 43 títulos, o Alvinegro cearense também poderá fazer história caso vença pela quinta vez consecutiva o Estadual. Só o próprio Vozão já foi pentacampeão cearense. Mas faz tempo que o feito não acontece. O Ceará venceu as edições do Cearense de 1915, 1916, 1917, 1918 e 1919. Nenhum outro clube conseguiu tal façanha.

O rival Fortaleza já alcançou o tetracampeonato, mas nunca penta. Antes do início da sequência de títulos do Ceará, o Leão do Pici havia abocanhado os títulos de 2007 a 2010. Ao todo, o Fortaleza acumula 39 conquistas no Estadual. O Icasa, por sua vez, é mais modesto. O Verdão do Cariri ostenta apenas o título de 1992.

Na 1ª rodada do Grupo A1, marcada para 14 de janeiro, o Icasa estará de folga. O Fortaleza, por sua vez, enfrentará o Quixadá, enquanto o São Benedito pegará o Horizonte. No Grupo A2, o Ceará iniciará a defesa do título diante da torcida contra o Itapipoca. O outro duelo será entre Maranguape e Guarany. O Guarani folgará, durante a rodada inicial, neste grupo.

Regulamento:
A Primeira Fase do Campeonato Cearense contará com dez clubes divididos em dois grupos. Após jogos de ida e volta dentro dos grupos, classificarão para a próxima fase os três melhores colocados de cada chave. Enquanto isso, os dois piores clubes de cada grupo disputarão o Quadrangular do Descenso.

Na Segunda Fase, os seis clubes serão divididos em dois grupos. Os clubes enfrentarão os rivais dos outros grupos em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupos se classificarão para as semifinais (1ª melhor campanha das fases anteriores somadas x 4ª melhor campanha das fases anteriores somadas; e, 2ª melhor campanha das fases anteriores somadas x 3ª melhor campanha das fases anteriores somadas).

As semifinais e a final serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação, os critérios de desempate serão saldo de gols e melhor campanha na somatória das fases anteriores. O campeão e o vice terão vagas na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste 2016.

No Quadrangular do Descenso, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à Série B.