Portal Eventos
Gaúcho 1ª Divisão
Em 06 de janeiro de 2015 às 17:02

Com sete campeões, Gauchão 2015 terá rivais tentando acabar com a supremacia colorada

Internacional é o maior campeão do Estado e ainda brigará pelo pentacampeonato

da Redação -

Rio Grande do Sul - Campeões ou não já sabem qual será a missão no Campeonato Gaúcho 2015. Os clubes tentarão encerrar a supremacia do Internacional, atual tetracampeão estadual. Para aumentar ainda mais a força colorada, o clube de Porto Alegre é o maior vencedor do Estado com 43 títulos. Como comparação, o rival Grêmio acumula 36 títulos.

 Internacional acumula dez títulos do Gauchão no século XXI, quatro a mais do que o rival Grêmio!
Sem falar que o Tricolor gaúcho está na seca desde 2010. No século XXI, o Grêmio acumula apenas quatro títulos do Gauchão, enquanto o Inter soma dez conquistas. Entre os sete campeões que estarão no Estadual 2015, o Brasil acumula a maior seca de títulos. O clube de Pelotas venceu a primeira edição do Gauchão, em 1919, e depois nunca mais deu volta olímpica.

O jejum do Cruzeiro também é grande, desde a temporada de 1929. Quatro anos depois, o São Paulo conquistou seu primeiro e único título. As conquistas de Juventude e Caxias são mais recentes, mas ainda assim incomodam os torcedores. Se o Juventude deu a volta olímpica em 1998, o rival de Caxias do Sul faturou o título em 2000.

Aimoré, Avenida, Lajeadense, Novo Hamburgo, Passo Fundo, São José, União Frederiquense, Veranópolis e Ypiranga, por outro lado, lutarão pelo primeiro título estadual. O início do Gauchão 2015 está marcado para 31 de janeiro. O Grêmio enfrentará o União Frederiquense, que conquistou o acesso.

Fora de casa, o Internacional começará sua defesa pelo título diante do Lajeadense. O Caxias fará um confronto de Série C contra o Brasil. Já o Cruzeiro receberá o Veranópolis. Enquanto isso, o desafio do Juventude será, fora de casa, contra o Ypiranga. O São Paulo contará com o apoio da torcida diante do Passo Fundo. A rodada ainda terá o jogo entre São José e Avenida, além de Novo Hamburgo e Aimoré.

Regulamento:
Os 16 clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os oito melhores colocados se classificarão para as quartas de final, enquanto os três piores serão rebaixados para a 2ª divisão. A fase de quartas de final será definida em jogo único. As semifinais e a final, por outro lado, terão jogos de ida e volta.