Portal Eventos
CONMEBOL Recopa
Em 07 de janeiro de 2015 às 10:32

River Plate e San Lorenzo já estiveram na Recopa, mas ainda buscam o primeiro título

River Plate está no torneio pela terceira vez, enquanto o San Lorenzo disputará a sua segunda edição

da Redação -

São Paulo - River Plate e San Lorenzo, a partir de 6 de fevereiro, iniciarão a busca pelo primeiro título da Recopa Sul-americana. Os rivais argentinos já decidiram o torneio, mas sempre bateram na trave. O River Plate chega à Recopa respaldado pelo título da Copa Sul-americana, enquanto o San Lorenzo é o atual campeão da Libertadores.

Em 1997, o River Plate - então vencedor da Libertadores - enfrentou o também hermano Vélez Sarsfield, mas teve que se contentar com o vice-campeonato. Após empate, por 1 a 1, o campeão da extinta Supercopa ficou com o título da Recopa. Na temporada seguinte, o River Plate voltou para a Recopa.

Mas em 1998, o clube de Bueno Aires garantiu presença no torneio graças ao título da Supercopa de 1997. Na decisão, porém, o River perdeu para o Cruzeiro, por 2 a 0, em Belo Horizonte, e apanhou de 3 a 0 diante da torcida. O Cruzeiro, naquela oportunidade, era o campeão da Libertadores.

Enquanto isso, o San Lorenzo esteve apenas uma vez na Recopa Sul-americana. Primeiro campeão da Copa Sul-americana, em 2002, o San Lorenzo enfrentou o Olímpia, do Paraguai, na Recopa de 2003. Em jogo único, o Olímpia - então vencedor da Libertadores - ficou com o título da Recopa ao triunfar, por 2 a 0, nos EUA.

Agora, os rivais argentinos tentarão o primeiro título da Recopa. O duelo de ida da Recopa será em 6 de fevereiro, em plena sexta-feira, às 22 horas (horário de Brasília), no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. A partida final, em 11 de fevereiro, às 22 horas, terá mando de campo do San Lorenzo no Estádio Pedro Bidegain, também na capital da Argentina. Em caso de empate, a decisão terá na prorrogação. Se a igualdade persistir, o título será definido nos pênaltis. Esta será a sétima vez em que dois clubes do mesmo país decidirão a Recopa.

 Após a inédita Libertadores e o vice no Mundial, torcida do San Lorenzo quer o título da Recopa!
Campeões!
No geral, o Brasil soma nove títulos, enquanto a Argentina aparece com seis. Equador e Paraguai acumulam dois cada, contra um de Chile, Peru e Uruguai. Em relação aos clubes, o Boca Juniors é o maior vencedor com quatro conquistas. Internacional, LDU, Olímpia e São Paulo somam dois títulos cada, contra um de Atlético Mineiro, Corinthians, Santos, Ciencieano, Cruzeiro, Vélez Sarsfield, Grêmio, Independiente, Colo Colo e Nacional.

A Recopa surgiu em 1989 com duelos entre os campeões da Libertadores e da Supercopa. Em 1991, o Olímpia venceu as duas competições e foi declarado campeão da Recopa. Mas o mesmo não aconteceu com o São Paulo em 1993.

A CONMEBOL indicou o Botafogo - campeão da Copa CONMEBOL - para enfrentar o Tricolor paulista que seria campeão da Recopa. O torneio ficou sem ser disputado entre 1999 e 2002. Com a criação da Copa Sul-americana, a Recopa voltou com tudo em 2003.

Desde a criação da Copa Sul-americana, em 2002, houve 12 confrontos entre os campeões da América do Sul. Os vencedores da Libertadores conquistaram oito vezes a Recopa, contra quatro dos campeões da Copa Sul-americana. A vantagem da Libertadores também é vista se for levado em conta todos os duelos da Recopa.

Entre 1989 e 1998, a CONMEBOL tinha a Supercopa. Juntando os campeões da Supercopa e da Copa Sul-americana são 20 edições da Recopa, com 13 vitórias dos campeões da Libertadores e sete dos outros dois torneios.