Mato Grosso - O Campeonato Mato-grossense 2015 promete ser bem disputado e com briga acirrada pelo título. Pelo menos é isso que dá a entender com a presença de oito campeões na próxima edição do Estadual. Sem falar que os vencedores das últimas nove temporadas brigarão por mais um título no Campeonato do Mato Grosso. Apenas Poconé e Rondonópolis ainda não deram a volta olímpica.
Atual bicampeão estadual, o Cuiabá ostenta cinco títulos, sendo três nos últimos nove anos. Neste período, CEOV, Cacerense, Mixto, Luverdense e União venceram o Estadual. Todos estarão na competição em 2015. O maior vencedor do Estado é o Mixto com 24 títulos, sendo o último em 2008.O CEOV, que mudou de nome e ficou extinto por alguns anos, acumula 14 conquistas. O último título foi na temporada de 2006. No ano seguinte, o Cacerense venceu pela primeira vez o Estadual do Mato Grosso. Em 2010, o União também debutou na galeria de títulos. Já o Luverdense, em 2012, chegou a sua segunda conquista. Os outros dois campeões são Dom Bosco e Sinop. Na seca desde 1991, o Dom Bosco tem seis títulos. O Sinop, por sua vez, ostenta três títulos, sendo o último em 1999.
O Campeonato Mato-grossense 2015 começará em 1º de fevereiro. No Grupo A, o Mixto receberá o CEOV, enquanto o Luverdense vai encarar o Sinop. O Poconé estará de folga na rodada, assim como o Cacerense no Grupo B. Em casa, o Cuiabá começará a defender o título contra o Dom Bosco. Pelo mesmo Grupo B haverá o clássico entre Rondonópolis e União.
Regulamento:
Na Primeira Fase, os dez clubes serão divididos em dois grupos com cinco times cada. Os clubes jogarão dentro dos próprios grupos em jogos de ida e volta. Os três melhores colocados de cada grupo passarão de fase, enquanto o último colocado de cada grupo será rebaixado para a 2ª divisão.
Na Segunda Fase, os classificados do Grupo A ficarão no Grupo C e os classificados do Grupo B ficarão no Grupo D. Os clubes enfrentarão os rivais do outro grupo em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados, independentemente do grupo, se classificarão para o mata-mata.
As semifinais e final terão jogos de ida e volta. Caso tenha empate na pontuação e no saldo de gols, a disputa será nos pênaltis. Os dois eliminados da Segunda Fase decidirão o 3º lugar em jogos de ida e volta. Caso tenha empate na pontuação e no saldo de gols, a disputa será nos pênaltis.
O campeão do Campeonato Mato-grossense terá vaga na Série D do Brasileirão 2015, na Copa do Brasil e Copa Verde 2016. O vice-campeão ficará com vaga na Copa do Brasil 2016.