Portal Eventos
Paranaense 1ª Divisão
Em 10 de janeiro de 2015 às 04:15

Interior tentará repetir feitos das décadas de 60 e 80 durante o Paranaense 2015

Só em duas oportunidades os clubes de fora da capital conseguiram dois títulos consecutivos

da Redação -

Paraná - Os clubes do interior, apenas em duas oportunidades nas décadas de 60 e 80, conseguiram ganhar - ao menos - dois títulos consecutivos no Campeonato Paranaense. A total soberania é dos representantes da capital. Mas o interior está em alta após o título do Londrina em 2014. Na próxima edição do Estadual do Paraná, o interior contará com o atual campeão LEC, FC Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Nacional, Operário, Prudentópolis e Rio Branco para buscar a segunda volta olímpica seguida na competição.

 Torcida do Londrina quer o bicampeonato paranaense, fato raro para os clubes do interior!
Na década de 60, o Comercial, de Cornélio Procópio, abriu a série de títulos do interior ao abocanhar o Estadual de 1961. O Londrina deu a volta olímpica na temporada seguinte. Já o Grêmio Maringá completou a festa do interior com a dobradinha de 1963 e 1964. Mas tudo voltou ao normal em 1965.

O interior só voltaria a ter dois títulos seguidos no Paranaense em 1980 e 1981. Cascavel e Coritiba dividiram o título em 80 e o Londrina foi campeão em 81. De lá para cá, o interior não só ficou sem as famosas dobradinhas, como comemorou apenas as conquistas do Londrina, em 1992 e 2014, do Iraty, em 2002, e do Paranavaí, em 2007.

O Coritiba é o maior campeão do Estado com 37 títulos, sendo o último em 2013. O rival Atlético Paranaense está na seca desde 2009 e acumula 22 voltas olímpicas. Ainda entre os campeões que estarão no Estadual 2015, o Paraná tem sete títulos, mas não vence desde 2006. Por fim, o Londrina soma quatro conquistas.

O Campeonato Paranaense está marcado para começar em 31 de fevereiro. O Nacional enfrentará o Coritiba, fora de casa. Enquanto isso, o Paraná vai receber o Prudentópolis. O FC Cascavel, que subiu da 2ª divisão, pegará o Atlético Paranaense. Maringá e Operário ficarão frente a frente, assim como JMalucelli e Rio Branco. Por fim, o Londrina começará a defender o título, diante da torcida, contra o Foz do Iguaçu, outro clube que conquistou o acesso.

Regulamento:
Na Primeira Fase, os 12 se enfrentarão em turno único. Os oito melhores colocados se classificarão para o mata-mata, enquanto os quatro últimos colocados disputarão o Grupo do Descenso. Esses quatro clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados. Nas quartas de final, semifinal e final, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Em caso de empate nos pontos e saldos de gols, a decisão será nos pênaltis.