Portal Eventos
Copa da Ásia
Em 11 de janeiro de 2015 às 03:01

Em Copa da Ásia histórica, Austrália poderá encerrar jejum de 23 anos

Japão foi a última seleção a conquistar o torneio diante dos seus torcedores

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Copa da Ásia, pela primeira vez em sua história, está sendo disputada em outro continente. A Copa da Ásia 2015 acontece na Austrália, que deixou de disputar os torneios na Oceania e passou a competir com rivais asiáticos. E os australianos poderão encerrar jejum de 23 anos, como mostrará o Sr. Goool neste domingo.

 Anfitriã, Austrália quer fazer história e conquistar pela primeira vez a Copa da Ásia!
Desde a edição de 1992, a Copa da Ásia não vê o país-sede faturar o título do torneio. Há 23 anos, o Japão fez o dever de casa e garantiu o título ao derrotar a então bicampeã Arábia Saudita. Mas o primeiro país a obter sucesso em casa foi a Coreia do Sul. Os sul coreanos despacharam Israel em 1960.

Na edição seguinte da Copa da Ásia, o próprio Israel deu a volta olímpica diante de sua torcida. O Kuwait também fez alegria dos torcedores, em 1980, ao derrotar a Coreia do Sul. Mas o país que mais vezes foi campeão em casa atende pelo nome de Irã. Os iranianos foram campeões, em 1968, diante de Myanmar e contra o Kuwait, em 1976.

A Austrália, por enquanto, está no caminho certo para igualar estes campeões. A Seleção Australiana - atual vice-campeã do torneio - estreou na Copa da Ásia com vitória, por 4 a 1, sobre o Kuwait. Pelo mesmo Grupo A, a Coreia do Sul bateu Omã, por 1 a 0. O Grupo B conta com Uzbequistão, Coreia do Norte, Arábia Saudita e China.

Emirados Árabes Unidos, Qatar, Irã e Bahrein estão no Grupo C, enquanto o Grupo D conta com Japão - atual campeão -, Palestina - pela primeira vez em uma grande competição -, Jordânia e Iraque. O campeão terá vaga na Copa das Confederações. O Sr. Goool acompanha todos os detalhes da Copa da Ásia. No site já há tabela, classificação interativa, estatísticas e, lógico, simulador.

Campeões!

O Japão é o maior campeão da Ásia. Nas quatro vezes em que chegou à final, a Seleção Japonesa deu a volta olímpica (1992, 2000, 2004 e 2011). A Arábia Saudita, por sua vez, ostenta três títulos (1984, 1988 e 1996), mas amarga jejum de 19 anos. A seca do Irã é ainda pior, 39 temporadas. Os iraniano também ostenta três conquistas da Copa da Ásia (1968, 1972 e 1976).

Campeã nas duas primeiras edições do torneio (1956 e 1960), a Coreia do Sul é a seleção com a maior seca de títulos. Israel (1964), Kuwait (1980) e Iraque (2007) ostentam um título cada na Copa da Ásia. Além destas seleções, China, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Índia e Myanmar já chegaram à final.

Regulamento:
As 16 Seleções, separadas em quatro grupos de quatro, se enfrentarão dentro das próprias chaves. As duas melhores de cada grupo passarão para as quartas de final. Esta fase, assim como a semifinal, disputa do terceiro lugar e final, serão disputadas em apenas um jogo. Em caso de empate, a partida terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.