Portal Eventos
Pernambucano Série A1
Em 11 de janeiro de 2015 às 10:12

Estadual Pernambucano tem os mesmos três campeões há 70 anos

Edição 2015 do Estadual terá apenas quatro campeões entre os 12 clubes

da Redação -

Pernambuco - Muitos torcedores criticam - com razão - a valorização de alguns clubes (minoria) e o esquecimento de outros tantos (maioria) no cenário nacional. Mas estes mesmos torcedores esquecem que o problema também tem abrangência estadual. A questão só não é levada em conta pelo fato de que no Estado, o clube do coração é o grande da história. Há inúmeros casos, mas neste domingo, o Sr. Goool apresentará o Campeonato Pernambucano.

 Recordista de títulos, Sport é o Rei de Pernambuco!
Há inacreditáveis 70 anos, o Estadual de Pernambuco não tem outro campeão que não seja Sport, Santa Cruz ou Náutico. Todos os outros clubes inexistem quando o assunto é título pernambucano. O último clube que ousou tirar o título do trio de ferro foi o América na longínqua temporada de 1944. Lá se vão 70 anos.

Em 2015, dificilmente o Mequinha fará frente aos rivais da capital. O América amarga a lanterna do 1º turno e, por enquanto, terá que disputar o Hexagonal da Permanência. Sport, Santa Cruz e Náutico estão fora desta fase e entrarão direto no Hexagonal do Título.

Recordista de títulos (40) e atual campeão, o Sport deu a volta olímpica em 29 oportunidades desde o título do América em 1944. Com 27 conquistas, sendo a última em 2013, o Santa Cruz comemorou 22 vezes neste período analisado pelo Sr. Goool. Já o Náutico, dono de 21 voltas olímpicas, foi campeão 19 vezes nos últimos 70 anos. Dos 12 clubes que disputarão o Campeonato Pernambucano 2015, apenas os quatro mencionados já foram campeões.

Este domínio dos grandes é visto em praticamente todos os Estaduais. Será que algum torcedor vai reclamar? A corneta merece ser tocada, sim, nacionalmente, mas também precisa fazer barulho no Estadual. Os clubes estão em extinção. Depois não adianta chorar.

Regulamento:
No 1º turno do Campeonato Pernambucano, oito clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados se juntarão a Santa Cruz, Salgueiro, Náutico e Sport no Hexagonal do Título. Enquanto isso, os outros seis clubes disputarão o Hexagonal da Permanência na luta contra o rebaixamento.

No Hexagonal do Título, os seis clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro primeiros colocados se classificarão para as semifinais. Essa fase, assim como a final e a disputa do 3º lugar, serão definidas no mata-mata com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação, o primeiro critério de desempate será o saldo de gols.

No Hexagonal do Rebaixamento, os seis clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados para a Série A2.

O campeão, o vice e o 3º colocado vão garantir vaga na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil 2016. O campeão do 1º Turno terá vaga na Série D 2015 e a segunda vaga será do clube melhor colocado no Estadual, desde que já não esteja nas Séries A, B ou C.