São Paulo - Cristiano Ronaldo, sem surpresas, foi escolhido o melhor jogador do mundo, nesta segunda-feira, pela FIFA. Esta é a terceira vez, a segunda consecutiva, que o craque português ganha a maior premiação individual no futebol. E pela segunda vez consecutiva, o melhor jogador do mundo não faz parte da atual seleção campeã mundial. O goleiro Neuer concorria pela Seleção Alemã. O outro finalista era o argentino Lionel Messi. Cristiano Ronaldo recebeu 37,66% dos votos, contra 15,76% de Messi e 15,72% de Neuer.
"Queria agradecer a todos que votaram em mim. A meu treinador, meus companheiros, meu presidente. Foi um ano expressivo para mim a nível pessoal e coletivo. Ganhar um troféu com esta dimensão é único. Estou muito feliz. Isto me dá motivação para continuar a trabalhar da mesma forma que tenho feito até agora. Nunca pensei em ganhar três vezes esta bolinha. Espero não parar por aqui. Quero alcançar o Messi", disse o gajo visivelmente emocionado.
Nas outras edições da Bola de Ouro, porém, houve dobradinha. Tudo começou com Lothar Matthäus. O alemão levou o prêmio individual em 1991, no ano seguinte ao título mundial da Alemanha. O atacante Romário foi um dos principais responsáveis pelo tetra do Brasil e ficou com o título de melhor do mundo em 1994.
O francês Zidane também ganhou o mundo sozinho e com a seleção em 1998. Quatro anos depois foi a vez de Ronaldo comemorar em dobro. Por fim, o zagueiro Fábio Cannavaro levantou a taça da Itália na Copa de 2006 e ainda ficou com o título de melhor do planeta.Gajo!
Cristiano Ronaldo esteve entre os três melhores jogadores do mundo pela quinta vez. Em 2007, ele foi o 3º colocado - atrás do campeão Kaká e do vice Messi. Mas no ano seguinte, o gajo conseguiu seu primeiro prêmio ao superar Messi e Fernando Torres. Em 2009, porém, CR7 perdeu o título para Messi. O 3º colocado foi Xavi.
Cristiano Ronaldo ainda ficaria atrás do argentino em 2011 e 2012. O craque português só voltaria a sentir o gostinho do título em 2013, quando bateu Messi e Ribéry. Agora, Cristiano Ronaldo alcança seu terceiro título e iguala Zidane e Ronaldo. Messi, porém, segue na liderança com quatro conquistas. Desde que a FIFA assumiu a premiação da Bola de Ouro só Messi (3) e Cristiano Ronaldo (2) venceram a premiação.