Portal Eventos
Tocantinense 1ª Divisão
Em 14 de janeiro de 2015 às 18:53

Com amplo domínio do interior, Tocantinense tem apenas seis títulos da capital

Capital é representada por apenas dois campeões que somam seis títulos

da Redação -

Tocantins - O Campeonato Tocantinense teve a sua primeira edição profissional realizada apenas em 1993. Ao contrário da maioria dos Estaduais, o Campeonato do Tocantins tem amplo domínio do interior. Para se ter uma ideia, a capital é representada por apenas dois campeões que somam seis títulos. Sem falar que os representantes de Palmas estão na seca desde 2007.

 Maior vencedor do Estadual Tocantinense, o Gurupi tentará encerrar a seca de títulos em 2015!
Foi justamente o clube que leva o nome da capital o último a vencer. O Palmas ostenta cinco títulos, mesmo número do Gurupi. Em 2008, o Tocantins entrou na lista de campeões da capital. O clube, porém, apresenta só esta conquista. O interior, por sua vez, acumula 16 voltas olímpicas.

O Gurupi, na seca desde 2012, é o maior vencedor ao lado do Palmas. O Gurupi, aliás, tem um genuíno tricampeonato de 2010 a 2012. O raro feito poderá ser igualado pelo Interporto, atual bicampeão. Além dos títulos de 2013 e 2014, o clube de Porto Nacional faturou o Estadual em 1999.

Entre os campeões que estarão no Estadual 2015 há o Araguaína, dono de duas conquistas, sendo a última em 2009, e o Tocantinópolis, também com dois títulos, sendo o último em 2002. O Campeonato Tocantinense terá início em 14 de março.

O Interporto começará a briga pelo tri, em casa, diante do Tocantinópolis. O Guaraí receberá o Paraíso, enquanto o Gurupi vai encarar o Tocantins EC. Já Araguaína pegará o Palmas diante do seu torcedor.

Regulamento:
Os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados passarão para o mata-mata. Os dois piores colocados, por outro lado, serão rebaixados para a 2ª divisão.

Os dois melhores colocados na Primeira Fase terão vantagem de decidir em casa às semifinais. Em caso de empate na pontuação, saldo de gols e melhor campanha serão os critérios de desempate na semifinal e final. O campeão terá vaga na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão 2016. O vice-campeão ficará com a vaga para a Copa Verde 2016.