São Paulo - A Copa da Ásia está sendo realizada na Austrália durante todo o mês de janeiro. As seleções, além de pensarem no título do torneio, também precisam se preocupar com o desempenho na Copa das Confederações. O campeão da Copa da Ásia tem vaga garantida no torneio que recebe todos os vencedores dos seis continentes. Mas de acordo com o levantamento do Sr. Goool, as campanhas dos asiáticos deixam a desejar na Copa das Confederações.
Para começar, nenhuma seleção da Ásia beliscou o título da Copa das Confederações. Os melhores desempenhos são de Arábia Saudita e Japão, vices em 1992 e 2001, respectivamente. Se os sauditas sucumbiram diante da Argentina, os japoneses perderam o título para a França. Nas três primeiras edições, a Copa das Confederações foi realizada na Arábia Saudita. A partir de 2001, o torneio passou a ser realizada no país-sede da Copa do Mundo.Mas as outras edições da Copa das Confederações provaram o atraso dos asiáticos em relação aos rivais. Em 1995, por exemplo, Arábia Saudita - dona da casa - e Japão deixaram o torneio sem pontuar e amargaram as últimas duas colocações. Dois anos depois, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita até venceram uma partida, mas caíram logo na fase de grupos.
A Arábia Saudita, em 1999, até conseguiu o 4º lugar, mas nas semifinais apanhou de 8 a 2 do Brasil. O Japão voltou a decepcionar em 2003. Os japoneses - de novo - ficaram pelo caminho, ainda na Primeira Fase. Destino repetido duas temporadas depois.Em nove edições da Copa das Confederações, os países asiáticos acumulam apenas nove vitórias, cinco empates e inacreditáveis 18 derrotas. Para se ter uma ideia, o Iraque não marcou nenhum gol em três jogos realizados na Copa das Confederações.
Além do Iraque, Arábia Saudita, Japão e Emirados Árabes Unidos representaram a Ásia no torneio. A Austrália, antigamente, disputava o torneio pela Oceania. Só recentemente, o país trocou de continente.