São Paulo - A maioria dos clubes do interior sofre ao longo da temporada. Muitos não têm calendário, outros apenas cumprem tabela e há aqueles que vivem um montanha russa nas divisões. Nos Campeonatos Estaduais, o interior também tem situação delicada e, dificilmente, consegue tomar o título da capital. Mas na somatória de clubes, o interior - pelo menos - leva vantagem sobre os rivais da capital.
De acordo com o levantamento do Sr. Goool, o interior será representado por 191 clubes nos Estaduais 2015. A quantidade de representantes do interior é mais do que o dobro dos 72 clubes da capital. Neste levantamento, o Sr. Goool não considerou os Estaduais do Amapá, Rondônia e Roraima. O trio ainda não divulgou a lista de clubes e a tabela desta temporada.A maior diferença entre interior e capital é vista no Paulistão. No Estadual de São Paulo serão 16 clubes do interior e só quatro da capital. O Paulistão, aliás, terá o maior número de representantes do interior entre todos os Estaduais. Rio Grande do Sul (12 interior e 4 da capital) e Distrito Federal (10 interior e 1 capital) também têm, pelo menos, dez clubes do interior.
A melhor presença da capital, por outro lado, acontece no Cariocão. Serão sete clubes do Rio de Janeiro. Mesmo assim, a capital fica abaixo do interior que soma nove clubes. Em três Estaduais, porém, a capital empata com o interior.No Campeonato Acreano serão quatro clubes do interior e quatro da capital. A distribuição no Estadual Amazonense também é idêntica com cinco clubes cada. Já no Piauiense serão três clubes do interior e três da capital.
Confira a quantidade de clubes do interior e da capital nos Estaduais 2015:
Acreano (4 interior e 4 capital)
Alagoano (7 interior e 2 capital)
Amazonense (5 interior e 5 capital)
Baiano (9 interior e 3 capital)
Brasiliense (10 interior e 1 capital)
Capixaba (8 interior e 2 capital)
Carioca (9 interior e 7 capital)
Catarinense (8 interior e 2 capital)
Cearense (8 interior e 2 capital)
Gaúcho (12 interior e 4 da capital)
Goiano (8 interior e 2 capital)
Maranhense (7 interior e 2 capital)
Mato-grossense (7 interior e 3 capital)
Mineiro (9 interior e 3 capital)
Paraense (8 interior e 2 capital)
Paraibano (7 interior e 3 capital)
Paranaense (8 interior e 4 capital)
Paulista (16 interior e 4 capital)
Pernambucano (8 interior e 4 capital)
Piauiense (3 interior e 3 capital)
Potiguar (6 interior e 4 capital)
Sergipano (8 interior e 2 capital)
Sul-mato-grossense (9 interior e 3 capital)
Tocantinense (7 interior e 1 capital)