Portal Eventos
Amazonense Série A
Em 18 de janeiro de 2015 às 10:36

Fé e futebol! "Santos" dão o ar da graça em alguns clubes pelos Estaduais 2015

No Brasil não importa a religião, há espaço para todas as crenças - até no futebol

da Redação -

São Paulo - O Brasil é um país muito religioso. Não importa a religião. Há espaço para todas as crenças. E esta fé também está presente no futebol. Muitos clubes têm nomes de santos. Mas nem todos conhecem a história ou o milagre deste ou daquele santo. Neste domingo, dia em que muitos fieis rezam, o Sr. Goool trará algumas curiosidades dos "clubes santos" que estão espalhados pelos Campeonatos Estaduais 2015.

Além dos clubes mencionados abaixo pelo Sr. Goool há inúmeras referências de religião em outros clubes como o Santos, o Corinthians, que tem como padroeiro o São Jorge, ou o Icasa, do Padim Padre Cícero. Sem falar nos clubes baianos sempre com um pezinho na fé. Neste levantamento, o Sr. Goool não considerou os Estaduais do Amapá, Rondônia e Roraima. O trio ainda não divulgou a lista de clubes e a tabela desta temporada.

São Raimundo-AM

São Raimundo ganhou a alcunha de Nonato ("não nascido") porque foi tirado do ventre de sua mãe morta. Por conta disso, ele é lembrado todo dia 31 de agosto por ser o patrono das parteiras e obstetras. Mas São Raimundo Nonato, nascido na Espanha, também lutou contra a escravidão.

Santa Maria-DF

Maria de Nazaré não precisa de apresentações. A Santa Maria é nada menos do que a mãe de Jesus. Há até uma oração para ela: "Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores...".

São Mateus-ES

São Mateus foi um dos discípulos de Jesus Cristo. Ele, aliás, foi responsável pelo Evangelho de Mateus e um dos Doze Apóstolos. Em muitos casos, ele é mencionado como Levi, filho de Alfeu - coletor de impostos.

São Benedito-CE

São Benedito é outro santo que lutou contra a escravidão. Nascido na Sicília, na Itália, ele foi descendente de escravos da Etiópia.

São José-RS e São José-MA

São José é o marido de Maria de Nazaré. Pai de Jesus, São José é o "Padroeiro dos Trabalhadores" e também o "Padroeiro das Famílias".

São Paulo-RS e São Paulo-SP

 São Paulo, mascote do Tricolor paulista!
Paulo de Tarso, ou São Paulo é considerado um dos líderes do nascente cristianismo. Ele também foi responsável por grande parte do Novo Testamento.

Santa Quitéria-MA

Santa Quitéria é considerada uma santa virgem e mártir. Ela escapou, por um período, da fúria do seu pai. Mas acabou morta por soldados que a decapitaram.

São Francisco-PA

São Francisco de Assis é bem quisto pelos defensores de animais e meio ambiente. Ele foi um frade católico da Itália que abriu mão dos bens materiais. Ele também criou os Franciscanos.

Santa Cruz-PB, Santa Cruz-PE e Santa Cruz-RN

A Santa Cruz é o principal símbolo da religião cristã. A Igreja Ortodoxa Grega chegou a afirmar que aqueles que rejeitam a "Santa Cruz" não são cristãos.

São Bento-SP

Irmão gêmeo de Santa Escolástica, São Bento de Núrsia escapou de duas ciladas do Diabo. Na primeira, São Bento evitou o cálice de vinho envenenado e depois escapou de um pedaço de pão também envenenado.

São Bernardo-SP

Enclausurado por 40 dos seus 63 anos, Bernardo de Claraval foi o primeiro cisterciense no calendário de santos. Ele foi canonizado por Alexandre III em 18 de janeiro de 1174.

Dom Bosco-MT

Santo desde 1934, Dom Bosco é considerado o "Pai e Mestre da Juventude". Ele também fundou a Pia Sociedade São Francisco de Sales e, no Brasil, é o padroeiro de Brasília, no Distrito Federal.

*Matéria sugerida pelo torcedor internauta Inacio Assis (@inaciocassis)