São Paulo - Corinthians, Nacional-URU e Once Caldas-COL serão os campeões da Libertadores que disputarão a Primeira Fase em 2015. O torneio sul-americano começará só em 3 de fevereiro, mas os clubes já podem começar a se preocupar. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, os campeões da Libertadores que entram ainda na Primeira Fase não têm vida longa no torneio mais importante da América do Sul.
As exceções foram Estudiantes e Olímpia. O clube argentino conquistou o título, em 2009, ao superar o Cruzeiro. O Olímpia, por sua vez, sucumbiu na decisão de 2013 contra o Atlético Mineiro. O Sr. Goool só levou em conta as temporadas em que os clubes já tinham conquistado o título. O Corinthians, por exemplo, disputou a Primeira Fase em 2011, mas naquela época, o clube paulista ainda não era campeão. Por conta disso, o desempenho do Timão, há quatro anos, não está listado.O Corinthians, por sinal, terá outro campeão pela frente na Primeira Fase da atual temporada. Campeão em 2012, o clube brasileiro enfrentará o Once Caldas, vencedor do torneio em 2004. Ou seja, um campeão ficará pelo caminho antes mesmo de chegar à fase de grupos. E este fato não é nada raro. Ao todo, sete campeões já caíram na fase inicial. O Once Caldas foi um destes clubes que se despediu da Libertadores antes da fase de grupos, em 2012.
Na temporada passada, o Nacional até chegou à Segunda Fase, mas não teve forças para se classificar para o mata-mata. Maior campeão da Libertadores, o Independiente também caiu na fase de grupos, assim como o Peñarol. O clube uruguaio, aliás, tem duas quedas na Primeira Fase, assim como o Colo Colo.
Brasucas!
Entre os brasileiros, o Palmeiras é o campeão que mais disputou a Primeira Fase. Em 2005 e 2006, o Verdão foi eliminado nas oitavas de final. Já em 2009, a queda aconteceu nas quartas de final. Dois anos antes, o Santos avançou até as semifinais. O Cruzeiro, por sua vez, parou nas oitavas de final, em 2008, e nas quartas de final, em 2010.
Outros três campeões brasileiros precisaram disputar a Primeira Fase da Libertadores. O Grêmio, em 2011 e 2013, se despediu do torneio nas oitavas de final, assim como o Internacional, em 2012, e o São Paulo, em 2013. Já o Flamengo caiu na Segunda Fase da edição 2012.
Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Confira o desempenho dos campeões da Libertadores que entraram na Primeira Fase:
2005
Colo Colo-CHI (primeira fase)
Peñarol-URU (primeira fase)
Palmeiras (oitavas de final)
2006
River Plate-ARG (primeira fase)
Colo Colo-CHI (primeira fase)
Palmeiras (oitavas de final)
2007
Vélez Sarsfield-ARG (oitavas de final)
Santos (semifinal)
2008
Cruzeiro (oitavas de final)
2009
Peñarol-URU (primeira fase)
Palmeiras (quartas de final)
Estudiantes-ARG (campeão)
2010
Cruzeiro (quartas de final)
2011
Independiente-ARG (segunda fase)
Grêmio (oitavas de final)
2012
Once Caldas-COL (primeira fase)
Peñarol-URU (segunda fase)
Flamengo (segunda fase)
Internacional (oitavas de final)
2013
LDU-EQU (primeira fase)
Grêmio (oitavas de final)
São Paulo (oitavas de final)
Olímpia-PAR (vice-campeão)
2014
Nacional-URU (segunda fase)
2015
Corinthians
Nacional-URU
Once Caldas-COL