São Paulo - Dos seis principais campeonatos da Europa, três não contam com a liderança do atual campeão. Apesar de estar na vice-liderança da Premier League, o Manchester City tem a maior diferença para o 1º colocado. Até mesmo Atlético de Madrid e PSG que estão em 3º lugar, respectivamente, da La Liga e Ligue 1 estão mais próximos do líder do que o rival inglês. Por outro lado, os atuais campeões da Bundesliga, Lega Serie A e Primeira Liga seguem no caminho de mais uma conquista.
Campeão da Premier League na temporada passada, o Manchester City ocupa a 2ª colocação com 47 pontos. O City corre atrás do líder Chelsea, hoje, com cinco pontos de vantagem. Das 38 rodadas, 22 já foram realizadas. A boa notícia para o City é que, na próxima rodada - marcada para 31 de janeiro -, o clube enfrentará justamente o rival Chelsea, fora de casa. Ótima chance para diminuir a diferença na classificação.O PSG é outro campeão que precisa correr contra o tempo. Atual bicampeão francês, o clube ocupa a 3ª colocação da Ligue 1 com 41 pontos. O líder é o Lyon com 45 pontos, um a mais do que o vice-líder Olympique. Na 22ª rodada, no domingo, o PSG enfrentará o St-Étienne em confronto de seis pontos. O rival aparece no 4º lugar com 40 pontos.
Situação parecida vive o Atlético de Madrid na La Liga. O clube espanhol corre atrás do bicampeonato. Mas atualmente, o Atlético aparece na 3ª posição com 41 pontos, quatro a menos do que o líder e rival Real Madrid. Entre os dois há ainda o Barcelona, dono de 44 pontos. Pela 20ª rodada, o Atlético de Madrid receberá o Rayo Vallecano no sábado.
Dianteira!
Bayern de Munique, Juventus e Benfica, por outro lado, estão próximos de mais um título. A melhor situação é dos alemães que lideram a Bundesliga com 45 pontos, 11 a mais do que o vice-líder Wolfsburg. Depois de uma pausa de mais de um mês, o campeonato voltará a ser disputado em 30 de janeiro e logo com a "final" entre Wolfsburg e Bayern de Munique.