Ceará - O Fortaleza apenas empatou, por 1 a 1, com o Horizonte, no último sábado, pela 4ª rodada do Campeonato Cearense e alcançou seu pior início de Estadual desde 2010. Ainda assim, o torcedor tricolor não precisa se desesperar, desde que o Leão do Pici repita o desempenho de cinco anos atrás. Naquela oportunidade, mesmo com o péssimo início de Estadual, o Fortaleza se sagrou campeão cearense.
O título de 2010, por sinal, foi a última conquista estadual do Tricolor. A partir de 2011, o rival Ceará abocanhou todas as edições da competição. Em 2010, o Fortaleza somou míseros quatro pontos em quatro rodadas. O clube estreou com derrota, em casa, para o Limoeiro, por 3 a 2. Depois, o Leão empatou com o Guarany, por 1 a 1, e foi goleado pelo Crato, por 4 a 0. Ambos os jogos fora de casa. Só na 4ª rodada, diante do torcedor, o Tricolor desencantou com os 4 a 1 em cima do Quixadá.Na atual temporada, o Fortaleza ostenta cinco pontos na vice-liderança. O líder Horizonte também soma cinco pontos, um a mais do que Icasa e Quixadá. A dupla de rivais, porém, tem dois jogos a menos do que o Fortaleza. O lanterna do Grupo A1 é o São Benedito que ainda não pontuou.
O Fortaleza Versão 2015 estreou diante do Quixadá, fora de casa, com empate, por 0 a 0. Na estreia em casa, o Leão bateu o São Benedito, por 3 a 2. Mas o clube da capital apanhou do Icasa, por 2 a 0, em Juazeiro do Norte, e apenas empatou com o Horizonte no Presidente Vargas.A atual campanha tricolor no Estadual é bem diferente da apresentada nos últimos quatro anos. Para se ter uma ideia, em 2014, o Fortaleza venceu todos os quatro jogos. Em 2011 e 2012, o Tricolor do Pici anotou dez pontos de 12 possíveis. Já em 2013, o Fortaleza somou nove pontos. Mas apesar da boa pontuação, o Fortaleza não conquistou nenhum título neste período.
Resta saber se o Leão repetirá em sua totalidade a temporada de 2010, quando foi campeão, ou se dará mais alguns cabelos brancos aos torcedores. O Fortaleza voltará a campo na próxima quarta-feira, às 21h20 (horário de Brasília), para encarar o Quixadá, no Estádio Presidente Vargas, pela 5ª rodada.