Pernambuco - O Sr. Goool, dias atrás, mostrou que o América foi o último clube a tirar o título do Campeonato Pernambucano dos chamados grandes - Náutico, Santa Cruz e Sport. Mas isso foi bem no passado, há 70 anos. Hoje, o Mequinha está longe, inclusive, de ser coadjuvante. O América não passa de figurante. Tanto é verdade que o clube da capital pode fazer campanha inferior a apresentada em 2014.
Detalhe: na temporada passada, o América amargou a lanterna do 1º turno. Um ano se passou, mas nada mudou. O Mequinha segue na última colocação do 1º turno. Derrotado pelo Pesqueira, por 2 a 0, em casa, na abertura da penúltima rodada, no último sábado, o América estacionou nos 12 pontos.
O clube tem apenas duas vitórias como mandante, seis empates (três em casa e três fora) e cinco derrotas (duas diante da torcida e três fora). Aproveitamento de apenas 30,8%. São oito gols a favor (pior ataque) e 17 contra. A campanha da temporada 2015 tem um ponto a menos do que o desempenho do ano passado.Em 2014, o América terminou o 1º turno na última colocação com só 13 pontos em 16 jogos. Assim como agora, no ano passado, o clube teve que disputar o Hexagonal do Descenso. Pelo menos no Hexagonal, o América conseguiu desencantar e escapou do rebaixamento. Em 2014, com dois jogos a mais, foram três vitórias, quatro empates e nove derrotas no 1º turno.
Para não dar mais dor de cabeça ao torcedor e evitar uma campanha pior do que a apresentada no ano passado, o América terá que superar, na próxima quarta-feira, às 21 horas (horário de Brasília), nada menos do que o líder Central, em Caruaru, no encerramento do 1º turno. Se o Mequinha não pontuar, o time atual fará história, mas de forma negativa.