São Paulo - A Copa Africana de Nações chegou às quartas de final com apenas duas seleções sem título entre aquelas classificadas. A dona da casa Guiné Equatorial é uma destas seleções. Já a outra está indefinida. Guiné e Mali brigarão pela última vaga do mata-mata, mas de qualquer jeito, nenhuma destas seleções já deu a volta olímpica no torneio.
Entre as seleções classificadas, Gana é a maior vencedora do torneio. Os ganeses se classificaram na liderança do Grupo C e pegarão Guiné ou Mali. As duas seleções empataram em todos os critérios no Grupo D. Por conta disso, a vaga será definida apenas em sorteio nesta quinta-feira. Além de Gana, só a Seleção da República Democrática do Congo, entre aquelas que seguem na disputa pelo título da Copa Africana de Nações, soma mais de uma conquista no torneio.A RD Congo foi campeã em 1968 e 1974, este título como Zaire. A classificação da República Democrática do Congo, na atual edição, chamou a atenção. A seleção empatou os três jogos e, mesmo assim, se classificou na vice-liderança do Grupo B. A República Democrática do Congo enfrentará Congo nas quartas de final.
A Seleção Congolesa, por sua vez, foi líder do Grupo A e no currículo ostenta o título de 1972, ganho em cima de Mali. Já a Tunísia foi campeã recentemente, em 2004, em cima do Marrocos. Líder do Grupo B, a Seleção Tunisiana vai encarar a Guiné Equatorial. Desde o título do Egito, em 2006, nenhum outro país-sede conseguiu dar a volta olímpica diante dos seus torcedores. Além do Egito, Etiópia, Gana, Sudão, Nigéria, Argélia, África do Sul e Tunísia também venceram o torneio em casa.
Por fim, a Seleção de Costa do Marfim, líder do Grupo D, terá pela frente a Argélia, vice-líder do Grupo C. A Costa do Marfim deu sua volta olímpica, em 1992, diante de Gana. Uma edição anterior, em 1990, a Argélia foi campeão em uma final contra a Nigéria, atual campeã da Copa Africana de Nações.Campeões!
Enquanto isso, Costa do Marfim (1992), Zâmbia (2012), Sudão (1970), Tunísia (2004), Argélia (1990), África do Sul (1996), Etiópia (1962), Marrocos (1976) e Congo (1972) aparecem com um título cada na Copa Africana de Nações.
Regulamento:
Quartas de final, semifinal, disputa do 3º lugar e final serão disputadas em apenas um jogo. Em caso de empate, a partida terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.