Rio de Janeiro - O Flamengo não passou de um empate, por 1 a 1, com o Macaé, no último sábado, na estreia do Campeonato Carioca. O jogo teve de tudo: de invasão de torcedores ao vestiário do Macaé - o goleiro Ricardo Berna acusou agressão de membros de uma torcida organizada rubro-negra - a um choque entre o meia Aloísio, do clube da casa, com o goleiro rubro-negro Paulo Victor. O jogador do Flamengo sofreu um profundo corte no rosto, foi substituído e teve que levar nove pontos. Sem substituições, o Flamengo improvisou o atacante Alecsandro no gol.
Mas o triunfo de nada adiantou. O Flamengo ficou fora das semifinais da Taça Guanabara e também foi eliminado logo de cara na Taça Rio. O Mengo só não foi rebaixado por ter somado cinco pontos a mais do que a lanterna Portuguesa. O clube da Gávea escapou do descenso na penúltima colocação. Em 2006, o Botafogo acabou com o título na mão.
Depois daquela quase fatídica temporada, o Flamengo só acumulou vitórias na estreia. Em 2007 e 2008, o Rubro-negro estreou com triunfos, por 2 a 0, sobre Cabofriense e Boavista, respectivamente. O Friburguense perdeu de 1 a 0, em 2009.
Já a vitória sobre o Duque de Caxias foi por 3 a 2, em 2011. No ano seguinte, o Flamengo bateu o Volta Redonda (2 a 0). O Bonsucesso, por sua vez, foi goleado, por 4 a 0, em 2012. Quissamã (2 a 0), em 2013, e Audax (1 a 0), em 2014, também foram vítimas do Flamengo.