Minas Gerais - O Atlético Mineiro enfrentará chilenos, colombianos e mexicanos na Libertadores 2015. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, o Galo costuma se dar bem contra rivais destes países. É verdade que, em 2014, o clube mineiro foi eliminado do torneio por um clube da Colômbia, mas na somatória, o saldo do Atlético é positivo. A estreia no Grupo 1 será contra o Colo-Colo no Chile, na quarta-feira, às 22 horas (horário de Brasília).
Os chilenos já foram adversários do Galo em seis oportunidades. O Atlético acumula quatro vitórias, um empate e só uma derrota. Em sua segunda participação na Libertadores, em 1978, o clube mineiro encarou Unión Española e Palestino. O primeiro até arrancou um empate, por 1 a 1, no Chile, mas no Brasil apanhou de 5 a 1. Já o Palestino foi derrotado nos dois jogos.A única derrota do Galo para chilenos ocorreu em 2000. Naquela oportunidade, também na fase de grupos, o Cobreloa superou o Atlético, por 1 a 0, em casa. Mas em Belo Horizonte, o clube brasileiro não tomou conhecimento do rival e enfiou impiedosos 6 a 0. Se os chilenos foram adversários há anos, os mexicanos ainda estão na memória dos atleticanos.
Quem não se lembra do milagre de São Victor contra o Tijuana? É verdade que o Atlético não venceu o rival do México - dois empates -, mas o 1 a 1, em casa, colocou o Galo na semifinal de 2013, ano inesquecível para os torcedores. Já diante dos colombianos, o retrospecto é equilibrado.
O Atlético Mineiro enfrentou dois rivais da Colômbia na edição passada da Libertadores. O Santa Fe, aliás, será rival do Galo também em 2015. Em 2014, na fase de grupos, o Atlético venceu o Santa Fe em casa e empatou na Colômbia. Nas oitavas de final, porém, a decepção. O Atlético Nacional venceu, por 1 a 0, e segurou o empate em Belo Horizonte, acabando com o sonho do bi dos brasileiros.O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes da Libertadores. Já está disponível aos torcedores internautas o simulador da Segunda Fase do torneio. Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo passarão para as oitavas de final. O campeão terá vaga garantida no Mundial de Clubes. Além do Atlético Mineiro, São Paulo, Corinthians, Cruzeiro e Internacional são os representantes brasileiros no torneio mais importante da América do Sul.Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Confira o desempenho do Atlético Mineiro contra chilenos, mexicanos e colombianos na Libertadores:1978
Unión Española-CHI 1 x 1 Atlético Mineiro
Palestino-CHI 4 x 5 Atlético Mineiro
Atlético Mineiro 5 x 1 Unión Española-CHI
Atlético Mineiro 2 x 0 Palestino-CHI
2000
Cobreloa-CHI 1 x 0 Atlético Mineiro
Atlético Mineiro 6 x 0 Cobreloa-CHI
2013
Tijuana-MEX 2 x 2 Atlético Mineiro
Atlético Mineiro 1 x 1 Tijuana-MEX
2014
Atlético Mineiro 2 x 1 Santa Fe-COL
Santa Fe-COL 1 x 1 Atlético Mineiro
Atlético Nacional-COL 1 x 0 Atlético Mineiro
Atlético Mineiro 1 x 1 Atlético Nacional-COL