Minas Gerais - O Cruzeiro enfrentará, na Libertadores 2015, rivais da Argentina, Bolívia e Venezuela. A Raposa conhece muito bem os adversários destes países. Apesar de já ter sido campeão em cima dos hermanos, os cruzeirenses precisam ter atenção contra rivais daquele país, enquanto bolivianos e venezuelanos não deverão assustar ao longo da Segunda Fase.
A estreia do Cruzeiro no Grupo 3 será diante do Universitário. A Raposa já realizou seis jogos contra bolivianos e o retrospecto é positivo. São quatro triunfos, um empate e apenas uma derrota. O Cruzeiro, aliás, já ficou frente a frente com o Universitário na Libertadores. Em 2009, os brasileiros venceram na Bolívia, por 1 a 0, e ganharam em Belo Horizonte, por 2 a 0.Já o adversário venezuelano será o Mineros. Contra rivais da Venezuela, o Cruzeiro está invicto. São dez triunfos e apenas dois empates. Em 2008, o Caracas parou o Cruzeiro, em casa, e dois anos depois foi a vez do Deportivo Itália também empatar na Venezuela. Se os rivais bolivianos e venezuelanos não darão problema, os argentinos prometem duelos equilibrados.
O Cruzeiro, ao longo de suas 15 participações na Libertadores, acumula 28 jogos contra adversários da Argentina. A Raposa ostenta 12 vitórias, cinco empates e 11 derrotas. Em 1976, a Raposa foi campeã da Libertadores em cima do River Plate. Levar o troféu, porém, não foi nada fácil. O Cruzeiro venceu, em casa, por 4 a 1, mas perdeu na Argentina, por 2 a 1. No jogo do desempate, os mineiros voltaram a triunfar, desta vez, por 3 a 2.Cruzeiro, contudo, também já sucumbiu em decisões diante dos argentinos. Na luta pelo bicampeonato, em 1977, a Raposa caiu perante o Boca Juniors. O tropeço de 2009 foi contra o Estudiantes, diante de um Mineirão atônito. Na atual temporada, o desafiante argentino será o Huracán que entrou na fase de grupos após eliminar o Alianza Lima, do Peru, na Primeira Fase.
O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes da Libertadores. Já está disponível aos torcedores internautas o simulador da Segunda Fase do torneio. Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo passarão para as oitavas de final. O campeão terá vaga garantida no Mundial de Clubes. Além do Atlético Mineiro, São Paulo, Corinthians, Cruzeiro e Internacional são os representantes brasileiros no torneio mais importante da América do Sul.Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Confira o desempenho do Cruzeiro contra argentinos, bolivianos e venezuelanos na Libertadores:1967
Deportivo Galícia-VEN 0 x 1 Cruzeiro
Deportivo Itália-VEN 0 x 3 Cruzeiro
Cruzeiro 3 x 1 Deportivo Galícia-VEN
Cruzeiro 4 x 0 Deportivo Itália-VEN
1975
Cruzeiro 2 x 0 Rosário Central-ARG
Cruzeiro 2 x 0 Independiente-ARG
Rosário Central-ARG 3 x 1 Cruzeiro
Independiente-ARG 3 x 0 Cruzeiro
1976
Cruzeiro 4 x 1 River Palte-ARG
River Plate-ARG 2 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 3 x 2 River Plate-ARG
1977
Portuguesa-VEN 0 x 4 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 1 Portuguesa-VEN
Boca Juniors-ARG 1 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 1 x 0 Boca Juniors-ARG
Boca Juniors-ARG 0 x 0 Cruzeiro
1994
Cruzeiro 1 x 1 Vélez Sarsfield-ARG
Boca Juniors-ARG 1 x 2 Cruzeiro
Vélez Sarsfield-ARG 2 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 1 Boca Juniors-ARG
2004
Cruzeiro 3 x 1 Caracas-VEN
Caracas-VEN 2 x 3 Cruzeiro
2008
Cruzeiro 3 x 0 Real Potosí-BOL
San Lorenzo-ARG 0 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 3 x 0 Caracas-VEN
Caracas-VEN 1 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 3 x 1 San Lorenzo-ARG
Real Potosí-BOL 5 x 1 Cruzeiro
Boca Juniors-ARG 2 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 1 x 2 Boca Juniors-ARG
2009
Cruzeiro 3 x 0 Estudiantes-ARG
Universitário-BOL 0 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 0 Universitário-BOL
Estudiantes-ARG 4 x 0 Cruzeiro
Estudiantes-ARG 0 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 1 x 2 Estudiantes-ARG
2010
Real Potosí-BOL 1 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 7 x 0 Real Potosí-BOL
Vélez Sarsfield-ARG 2 x 0 Cruzeiro
Deportivo Itália-VEN 2 x 2 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 0 Deportivo Itália-VEN
Cruzeiro 3 x 0 Vélez Sarsfield-ARG
2011
Cruzeiro 5 x 0 Estudiantes-ARG
Estudiantes-ARG 0 x 3 Cruzeiro
2014
San Lorenzo-ARG 1 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 1 x 1 San Lorenzo-ARG