São Paulo - Se não fossem Benfica, Sporting e Porto, a Primeira Liga poderia ser comparada a um Campeonato Estadual qualquer. A situação de público no Campeonato Português só não é pior por causa do trio. Para se ter uma ideia, a Primeira Liga tem média de apenas 9.772 torcedores. O Brasileirão 2014 fechou com média de pouco mais de 16 mil pagantes.
No Campeonato Brasileiro foram apenas dois públicos abaixo de mil testemunhas, em Portugal já são cinco. O pior público ocorreu no duelo entre Arouca e Nacional - só 480 apaixonados. Penafiel e Estoril também passaram vergonha ao não levarem sequer mil fanáticos ao estádio.Ao todo, 13 clubes contabilizam média inferior a dez mil pagantes na Primeira Liga. A lanterna está com o Arouca, dono da média de 1.469 apaixonados. Por conta de tudo isso, olhar para as primeiras posições do ranking dá para se imaginar em outro país, em outro campeonato totalmente diferente.
O Benfica lidera em campo e nas arquibancadas. A média do clube de Lisboa chega a 43.451 pagantes. Em nove partidas como mandante - ainda sem contabilizar a rodada deste final de semana -, o Benfica já arrastou 391.062 torcedores ao estádio. No clássico contra o Sporting, o público chegou a 61.895 pagantes - maior da competição.O segundo melhor também ocorreu em um embate entre Sporting e Benfica, mas com mando de campo do primeiro. O Sporting colocou 49.076 fanáticos em casa. Com este bom desempenho, o Sporting aparece na vice-liderança do ranking com média de 35.268 pagantes. Logo atrás está o Porto (33.152). O Porto no clássico contra o Benfica conquistou o terceiro maior público da Primeira Liga (48.109). Outro mundo em um mesmo país.