Rio Grande do Sul - O Internacional está no Grupo 4 da Libertadores e, pela primeira vez, enfrentará um rival chileno. Nas dez edições anteriores do torneio sul-americano, o Colorado jamais enfrentou um adversário do Chile. Na atual temporada, o clube brasileiro vai encarar o Universidade de Chile. O desafio contra os chilenos será pela 2ª rodada, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, em 26 de fevereiro.
Se os chilenos são novidades, os equatorianos são velhos conhecidos. O Inter também terá pela frente o Emelec. Diante de adversários do Equador, o Colorado ostenta nove vitórias, três empates e só duas derrotas. Sem falar que o Inter já encarou o Emelec em três edições da Libertadores - em todas as oportunidades na Primeira Fase. O rival nunca venceu o clube gaúcho.Em 2007, o Colorado bateu os rivais no Equador (2 a 1) e em Porto Alegre (3 a 0). No ano do segundo título da Libertadores, em 2010, o Emelec apanhou no Brasil, por 2 a 1, mas conseguiu empatar sem gols em casa. O mesmo aconteceu em 2011, mas o empate foi por 1 a 1. Já em Porto Alegre, os brasileiros triunfaram, por 2 a 0.
Os bolivianos também já estiveram no caminho do Internacional, assim como o The Strongest. Em 2012, o Colorado goleou os bolivianos, por 5 a 0, em casa, e empatou, por 1 a 1, na Bolívia. Aquele país, aliás, receberá a estreia dos brasileiros na edição 2015. Além do The Strongest, o Inter também já pegou o Jorge Wilstermann no torneio sul-americano. Ao todo são três vitórias contra os rivais da Bolívia e só um empate.O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes da Libertadores. Já está disponível aos torcedores internautas o simulador da Segunda Fase do torneio. Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo passarão para as oitavas de final. O campeão terá vaga garantida no Mundial de Clubes. Além do Atlético Mineiro, São Paulo, Corinthians, Cruzeiro e Internacional são os representantes brasileiros no torneio mais importante da América do Sul.Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Confira o desempenho do Internacional contra equatorianos e bolivianos na Libertadores:1977
Deportivo Cuenca-EQU 0 x 2 Internacional
El Nacional-EQU 2 x 0 Internacional
Internacional 3 x 1 Deportivo Cuenca-EQU
Internacional 2 x 0 El Nacional-EQU
2006
LDU-EQU 2 x 1 Internacional
Internacional 2 x 0 LDU-EQU
2007
Internacional 3 x 0 Emelec-EQU
Emelec-EQU 1 x 2 Internacional
2010
Internacional 2 x 1 Emelec-EQU
Deportivo Quito-EQU 1 x 1 Internacional
Emelec-EQU 0 x 0 Internacional
Internacional 3 x 0 Deportivo Quito-EQU
2011
Emelec-EQU 1 x 1 Internacional
Jorge Wilstermann-BOL 1 x 4 Internacional
Internacional 3 x 0 Jorge Wilstermann-BOL
Internacional 2 x 0 Emelec-EQU
2012
Internacional 5 x 0 The Strongest-BOL
The Strongest-BOL 1 x 1 Internacional