Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores Masculino
Em 18 de fevereiro de 2015 às 03:07

Histórico favorece estreia dos campeões da Libertadores no ano seguinte ao título

San Lorenzo começará a defesa do título, nesta quinta-feira, diante do Danubio, no Uruguai

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O San Lorenzo, se depender do histórico dos campeões, tem tudo para estrear bem na Libertadores 2015. O atual campeão do torneio mais importante da América do Sul começará a defesa do título nesta quarta-feira, às 20h45 (horário de Brasília), diante do Danubio, no Estádio Jardines del Hipódromo, em Montevidéu.

De acordo com o levantamento do Sr. Goool, o atual campeão estreou com vitória em quatro oportunidades. Ainda aconteceram três empates e só duas derrotas. O Sr. Goool levou em conta as edições de 2006 para cá. Em 2005, a Libertadores adotou o atual formato e este foi período analisado neste levantamento.

Outro bom dado para os hermanos do San Lorenzo é que os argentinos estão invictos no ano seguinte ao título. O Boca Juniors, em 2008, empatou com o Unión Maracaibo, na Venezuela. Mas o Estudiantes goleou o Juan Aurich, do Peru, por 5 a 1, em casa. Tudo começou, porém, com o São Paulo.

Campeão em 2005, o Tricolor paulista estreou na temporada seguinte com triunfo diante do Caracas, na Venezuela, por 2 a 1. A LDU, em 2009, também iniciou sua caminhada com o pé direito ao meter 3 a 2 no Palmeiras. O último campeão a se dar bem foi o Atlético Mineiro. Na temporada passada, o Galo bicou o Zamora, longe da torcida.

 San Lorenzo tenterá repetir outros quatro campeões que estrearam com vitória na Libertadores!
Se Atlético e São Paulo se deram bem, os outros campeões brasileiros tropeçaram na estreia. O Internacional caiu diante do Nacional, no Uruguai, em 2007, e apenas empatou com o Emelec, no Equador, em 2011. Já o Santos foi derrotado pelo The Strongest, em 2012. Na temporada seguinte, o Corinthians não passou do 1 a 1 com o San Jose na Bolívia.

O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes da Libertadores. Já está disponível aos torcedores internautas o simulador da Segunda Fase do torneio. Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo passarão para as oitavas de final. O campeão terá vaga garantida no Mundial de Clubes. Além do Atlético Mineiro, São Paulo, Corinthians, Cruzeiro e Internacional são os representantes brasileiros no torneio mais importante da América do Sul.

Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Confira a estreia dos campeões da Libertadores no ano seguinte ao título:

*campeão

2006
Caracas-VEN 1 x 2 São Paulo*

2007
Nacional-URU 3 x 1 Internacional*

2008
Unión Maracaibo-VEN 1 x 1 Boca Juniors-ARG*

2009
LDU-EQU* 3 x 2 Palmeiras

2010
Estudiantes-ARG* 5 x 1 Juan Aurich-PER

2011
Emelec-EQU 1 x 1 Internacional*

2012
The Strongest-BOL 2 x 1 Santos*

2013
San José-BOL 1 x 1 Corinthians*

2014
Zamora-VEN 0 x 1 Atlético Mineiro*