Santa Catarina - O Campeonato Catarinense se prepara para a 7ª rodada, mas só no último domingo, o Avaí conseguiu desencantar e vencer a primeira na temporada 2015. O Leão bateu o Marcílio Dias, em Camboriú, por 4 a 3. Mesmo com o primeiro triunfo, o Avaí segue na zona do Quadrangular do Descenso. Sem falar que um dos representantes de Santa Catarina no Brasileirão volta a ter um início sofrível no Estadual.
Tal fato não acontecia desde 2011, quando o Avaí anotou quatro pontos de 18 possíveis. Há quatro anos, o Catarinense tinha dois turnos - diferentemente do regulamento atual que prevê uma fase com todos os clubes e depois um Hexagonal para o Título e a briga contra o rebaixamento. Em 2011, o Leão apanhou da Chapecoense (2 a 1), do Brusque (3 a 0), do Criciúma (2 a 0) e do Imbituba (1 a 0), além de ter empatado com o Metropolitano (0 a 0) e vencido o Joinville (2 a 1).Se no 1º turno, o Avaí foi o saco de pancadas, no returno o clube se recuperou e chegou à final, mas caiu diante da Chape. Para repetir tal façanha, porém, o Avaí terá que se superar. Mesmo com a vitória na última rodada, o Leão segue sendo o clube que menos triunfou - uma vez. Sem falar que o Avaí é o clube que mais perdeu - três vezes. O Avaí ainda tem o terceiro pior ataque (7) e a quarta pior defesa (9).Mas apesar de tantos pontos negativos, o clube de Florianópolis está na briga. O Estadual Catarinense está embolado. O Avaí, mesmo na penúltima colocação com cinco pontos - pontuação igual a do lanterna Guarani -, está a dois da zona do Hexagonal do Título. E estes dois clubes se enfrentarão na quarta-feira, às 20h30, em Palhoça, pela 7ª rodada.
Histórico!
Se em 2011, o Avaí anotou míseros quatro pontos nas primeiras seis rodadas e, na atual temporada, soma cinco, nos outros anos o desempenho foi animador. Em 2012, por exemplo, o Avaí abocanhou 15 pontos. Não por acaso, o clube se sagrou campeão. Em 2013, o Avaí marcou nove pontos, um a mais do que a temporada passada.