Portal Eventos
Paulistão Série A1
Em 07 de março de 2015 às 17:12

Paulistas e catarinenses são maioria no quadro brasileiro de arbitragem da FIFA

Dos 27 profissionais de arbitragem no quadro da FIFA, apenas sete são mulheres

da Redação -

São Paulo - O Brasil - entre homens e mulheres - tem 27 profissionais de arbitragem no quadro da FIFA. São 13 árbitros e 14 assistentes, de acordo com o levantamento do Sr. Goool. Entre todos estes profissionais, São Paulo e Santa Catarina são representados cinco vezes cada. Os paulistas contam com três árbitros e dois assistentes, enquanto os catarinenses têm dois árbitros e três assistentes.

O Sr. Goool tem uma ferramenta exclusiva de pesquisa sobre a arbitragem. O torcedor internauta pode utilizar o sistema de busca da ferramenta para procurar profissionais da arbitragem do Brasil e do exterior. Ao clicar no nome do profissional, há a relação completa de jogos na temporada. Sem falar que o Sr. Goool criou, nesta temporada, o menu "árbitros por campeonato". A busca fica ainda mais precisa e fácil. Dá para procurar os profissionais por temporada e até mesmo se aquele árbitro já trabalhou com aquele assistente. Tudo muito fácil!

Os árbitros paulistas são novidades no quadro da FIFA. Raphael Claus e Luiz Flávio de Oliveira representam os homens, enquanto Regildenia de Holanda Moura marca presença entre as mulheres. Já os assistentes são velhos conhecidos. Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse representaram o Brasil na Copa do Mundo 2014.

Enquanto isso, a arbitragem de Santa Catarina ganhou força com a contratação de profissionais. Heber Roberto Lopes deixou o Paraná e já tem apitado pelo estado catarinense há três temporadas. Enquanto isso, Sandro Meira Ricci é novato em terras do Sul. O árbitro brasileiro no Mundial 2014, aliás, é famoso pelo troca-troca de Federações. Ele já passou pelo Distrito Federal e estava em Pernambuco até desembarcar no Sul.

 Sandro Meira Ricci foi o árbitro brasileiro na Copa do Mundo 2014, mas ele é mais conhecido por trocar de Federação!
Força feminina!
Na lista de assistentes catarinenses há duas mulheres. Neuza Inês Back e Nadine Schramm Camara Bastos se juntam a Kléber Lúcio Gil, que chegou a ser pré-selecionado pela CONMEBOL para trabalhar na Copa no Brasil. Dando sequência a lista, Minas Gerais e Rio de Janeiro contabilizam três profissionais cada. Se os cariocas têm dois árbitros e um assistente, os mineiros aparecem com um árbitro e dois assistentes.

O quadro brasileiro na arbitragem tem profissionais de 13 Estados. A lista de árbitros FIFA conta com profissionais de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Pará e Pernambuco. Já os assistentes contam com catarinenses, paulistas, mineiros, baianos, paranaenses, sergipanos, goianos, cariocas, tocantinenses e rondonienses.

As mulheres são minoria. Há três árbitras. Além da paulista Regildenia de Holanda Moura, há a carioca Simone Xavier de Paula e Silva e a pernambucana Ana Karina Marques Valentin. No time de assistentes, além das já citadas catarinenses, há a mineira Janette Mara Arcanjo e a rondoniense Márcia B. Lopes Caetano.

Confira os árbitros e assistentes brasileiros no quadro da FIFA:

ÁRBITROS

Sandro Meira Ricci-SC
Heber Roberto Lopes-SC

Leandro Pedro Vuaden-RS
Anderson Daronco-RS

Ricardo Marques Ribeiro-MG

Wilton Pereira Sampaio-GO

Dewson Fernando Freitas da Silva-PA

Raphael Claus-SP
Luiz Flávio de Oliveira-SP
Regildenia de Holanda Moura-SP

Péricles Bassols Pegado Cortez-RJ
Simone Xavier de Paula e Silva-RJ

Ana Karina Marques Valentin-PE

ASSISTENTES

Emerson Augusto de Carvalho-SP
Marcelo Carvalho Van Gasse-SP

Alessandro Álvaro Rocha Mattos-BA

Kléber Lúcio Gil-SC
Neuza Inês Back-SC
Nadine Schramm Camara Bastos-SC

Bruno Boschilla-PR

Cleriston Clay Barreto Rios-SE

Fabrício Vilarinho da Silva-GO

Rodrigo F. Henrique Correa-RJ

Guilherme Dias Camilo-MG
Janette Mara Arcanjo-MG

Fábio Pereira-TO

Márcia B. Lopes Caetano-RO