Tocantins - O Interporto estreou no Campeonato Tocantinense, neste sábado, com vitória, por 2 a 1, sobre o Tocantinópolis, no Estádio General Sampaio, em Porto Nacional. Esta é a primeira vez em que o Tigre começa a temporada seguinte ao título com triunfo. Atual bicampeão estadual, o Interporto ostenta três títulos em Tocantins. Mas nas outras vezes, o título pesou na estreia.
Campeão pela primeira vez em 1999, o clube de Porto Nacional ficou no 1 a 1 diante do Gurupi no Campeonato Tocantinense de 2000. Empate também foi visto na temporada passada, após o título de 2013. Naquela oportunidade, o Interporto não saiu do 0 a 0 contra o Colinas, fora de casa.Com a vitória na estreia do Estadual 2015, o Interporto começa a pensar em encerrar outro tabu. Apenas Gurupi e Palmas, com cinco títulos cada, ostentam o genuíno tricampeonato estadual. O Gurupi foi campeão entre 2010 e 2012, enquanto o Palmas transformou o tri em tetra ao longo das temporadas de 2000 a 2004. Pelo menos, um fator joga a favor do Interporto. Desde 2008, com o título do Tocantins, os clubes da capital Palmas não conseguem dar a volta olímpica. O interior manda no Estado.
Até hoje, só Palmas e Tocantins garantiram títulos para a capital - seis ao todo. O interior, por sua vez, acumula 16 voltas olímpicas. Entre os campeões que estarão no Estadual 2015 há o Araguaína, dono de duas conquistas, sendo a última em 2009, e o Tocantinópolis, também com dois títulos, sendo o último em 2002.
O próximo desafio do atual bicampeão Interporto será no domingo, 15 de março, às 16 horas, contra o Tocantins EC que estreou com vitória, fora de casa, em cima do Gurupi. O duelo da 2ª rodada acontecerá no Estádio Castanheirão, em Miracema do Tocantins.Regulamento:
Os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados passarão para o mata-mata. Os dois piores colocados, por outro lado, serão rebaixados para a 2ª divisão.
Os dois melhores colocados na Primeira Fase terão vantagem de decidir em casa às semifinais. Em caso de empate na pontuação, saldo de gols e melhor campanha serão os critérios de desempate na semifinal e final.
O campeão terá vaga na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão 2016. O vice-campeão ficará com a vaga para a Copa Verde 2016.