Portal Eventos
MLS
Em 09 de março de 2015 às 03:49

Puxado por time de Kaká, MLS começa com bons públicos, mas poucos gols

Média de pagantes da 1ª rodada foi bem superior ao desempenho da estreia do Brasileirão 2014

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A 1ª rodada da MLS (Major League Soccer) foi encerrada com animadora média de público, mas com poucos gols. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, os dez jogos iniciais contaram com público total de 258.378 torcedores e média de 25.838 pagantes. Como comparação, a média da 1ª rodada do Brasileirão 2014 teve média de só 15.024 fanáticos.

O bom público neste início de MLS teve como condutor o Orlando City SC - time do brasileiro Kaká - que puxou a média de pagantes pra cima. No empate, por 1 a 1, com o New York City FC, o Orlando City arrastou 62.510 torcedores ao Estádio Citrus Bowl. Público, sem levar em conta a Copa do Mundo, bastante distante da atual realidade do futebol brasileiro.

Em campo, porém, a festa foi parcial. O Orlando - jogando em casa - apenas empatou, mas o gol que decidiu o resultado foi feito por Kaká e já nos acréscimos. Os quase 63 mil apaixonados que estavam no estádio foram ao delírio. O público do Orlando, aliás, é bem superior ao segundo melhor desempenho nas arquibancadas.

 Kaká comandou a festa nas arquibancadas em Orlando!
O Seattle Sounders FC passou fácil pelo New England Revolution, por 3 a 0, diante de 39.782 fãs. Atual campeão, o LA Galaxy lotou o estádio, vendeu todos os ingressos, mas o público na estreia contra o Chicago Fire chegou a apenas 27 mil pagantes - terceiro melhor desempenho na rodada inaugural do campeonato dos EUA e Canadá.

A boa notícia é que todos os públicos superaram a marca de dez mil pagantes, fato raro no futebol brasileiro. O pior público ocorreu no encontro entre D.C. United e Montreal Impact (11.549). Só quatro dos dez públicos ficaram abaixo dos 20 mil pagantes. Se nas arquibancadas a festa foi garantida, em campo os times deixaram a desejar. A bola balançou pouco as redes.

E os gols?
Nestes dez primeiros jogos - cinco vitórias dos mandantes, um triunfo dos visitantes e quatro empates - foram anotados míseros 16 gols, sendo 11 dos donos da casa e cinco dos visitantes. Média inferior a dois gols por partida (1,60). A vitória dos mandantes, por 1 a 0, foi o placar mais repetido - três vezes. Houve ainda dois 0 a 0.

O placar mais elástico da 1ª rodada foi o triunfo do Seattle, por 3 a 0, sobre o New England. Não houve goleada. O Sr. Goool só considera goleada, placares por quatro ou mais gols de diferença. A 2ª rodada começará a ser disputada na próxima sexta-feira com cobertura total do Sr. Goool.

A cobertura do Sr. Goool pela MLS já começou. Assim como a maioria dos campeonatos acompanhado pelo Sr. Goool, a MLS terá tabela atualizada, classificação interativa, estatísticas, curiosidades, ranking de público simulador. Fique por dentro de tudo da MLS, campeonato mais falado dos últimos anos.

Regulamento:
Os 20 clubes serão divididos em Conferência Leste e Conferência Oeste. Os clubes enfrentarão os rivais da outra Conferência em jogos apenas de ida. Dentro da própria Conferência, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Alguns clubes ficarão frente a frente por três vezes, totalizando 34 jogos. O clube que somar o maior número de pontos na classificação geral será o campeão da Supporters' Shield e terá vaga garantida na CONCACAF Champions League e no mata-mata da MLS Cup.

Dentro das Conferências, o outro líder - que não foi campeão da Supporters' Shield - também terá vaga na CONCACAF Champions League, assim como presença garantida no mata-mata da MLS Cup.

Os vices da Leste e Oeste estarão garantidos no mata-mata da MLS Cup. Já o 3º, 4º, 5º e 6º colocados da Leste e Oeste se enfrentarão em mata-mata dentro da Conferência em busca das últimas duas vagas da MLS Cup. O 3º colocado pegará o 6º colocado, enquanto 4º e 5º colocados farão o outro duelo.

Definidos os classificados no playoff, os clubes enfrentarão o líder e o vice-líder. Em partida única, o vencedor da Conferência Leste irá pegar o vencedor da Conferência Oeste pelo título da MLS 2015. O campeão terá vaga na CONCACAF Champions League.