Portal Eventos
MLS
Em 09 de março de 2015 às 17:00

Torcida do time de Kaká dá de goleada nos clássicos estaduais do Brasil

Orlando City conseguiu quase o dobro de público do clássico entre Cruzeiro e Atlético

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Orlando City SC estreou na MLS, no último domingo, com empate, por 1 a 1, diante do New York City FC. A estreia e o gol nos acréscimos de Kaká chamaram a atenção. Mas o foco estava nas arquibancadas. A partida, válida pela 1ª rodada do campeonato dos EUA e Canadá, atraiu a presença de 62.510 torcedores - público bem superior ao visto em território brasileiro. O Sr. Goool, aliás, faz questão de realizar esta comparação. E não são simples jogos. São clássicos.

 Estádio Citrus Bowl ficou abarrotado de torcedores na estreia do Orlando City na MLS!
Principais clubes brasileiros na atualidade, Cruzeiro - atual bicampeão brasileiro - e Atlético Mineiro - atual campeão da Copa do Brasil e último clube nacional a vencer a Libertadores - realizaram o primeiro clássico do ano. Pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro, os rivais empataram, por 1 a 1, diante de apenas 34.412 pagantes. O público do Orlando City na MLS foi quase o dobro do clássico mineiro.

E olha que no final de semana, Cruzeiro e Atlético fizeram o jogo com mais público do futebol nacional. No Morumbi, o São Paulo perdeu para o Corinthians perante 18.720 testemunhas. Para se ter uma ideia, o mesmo clássico - realizado na Libertadores - contou com a presença de 38.487 apaixonados (recorde de público da Arena Corinthians, sem contar a Copa do Mundo).

O futebol brasileiro também foi palco para o clássico entre Fluminense e Botafogo. O Maracanã, que recebeu a final da Copa do Mundo de 2014, contou com a presença de só 21.795 fanáticos no triunfo tricolor, por 3 a 1. O maior público do ano no futebol brasileiro é do Rio de Janeiro, mas não chega perto ao desempenho do Orlando City. Botafogo e Flamengo se enfrentaram pelo mesmo Cariocão diante de 44.329 pagantes.

No Nordeste, Ceará e Fortaleza se enfrentaram pela terceira vez no ano e conseguiram o melhor público do Clássico Rei. Mas mais uma vez, o público de um clássico brasileiro não rivaliza com o visto na MLS. No Castelão, outro estádio que recebeu jogos da Copa, o público foi de 29.380 torcedores. O Gre-Nal não foi realizado neste final de semana, mas também não incomodaria o público do time de Kaká. Internacional e Grêmio se enfrentaram pelo Gauchão diante de 29.698 pagantes.

E que tal comparar o público da MLS com o Atletiba (15.721)? Ou com os clássicos pernambucanos entre Santa Cruz e Sport (23.479)? Santa Cruz e Náutico (13.801)? Sport e Náutico (12.529)? Quem sabe na Paraíba com o confronto entre Botafogo e Treze (13.282)? Ou Campinense e Treze (7.840)? E na Bahia com o Ba-Vi (13.679)? Não! Nenhum público brasileiro consegue igualar a marca dos norte-americanos. Seria os EUA o país do futebol?