Pernambuco - Quem diria! Vai entender! O Ypiranga esperou ser rebaixado para voltar a vencer no Campeonato Pernambucano. Na noite desta terça-feira, a Máquina de Costura - como o clube é conhecido por seus torcedores - bateu o Vera Cruz, por 2 a 0, no Estádio Limeirão, em Santa Cruz do Capibaribe, pela penúltima rodada do Hexagonal da Permanência e encerrou jejum de 13 jogos.
O Ypiranga já está rebaixado para a Série A2 do Estadual. Mas pelo menos, o clube do interior encerrou jejum de 13 jogos sem triunfar. A última vitória do Ypiranga no Pernambucano havia sido no 1º turno, pela 9ª rodada, quando passou pelo Atlético, em casa, por 2 a 0, em 11 de janeiro. Até a vitória desta terça-feira, o Ypiranga acumulava sete derrotas e seis empates. Neste período, o clube de Santa Cruz do Capibaribe levou 18 gols e marcou só oito tentos.Mesmo com a vitória sobre o penúltimo colocado, porém, o Ypiranga não sai da lanterna. O clube soma seis pontos em nove jogos. Rebaixado, o Ypiranga volta para a Série A2, divisão que não disputa desde 2004, quando foi campeão e conquistou o acesso. Em 2014, o Ypiranga já havia dado mostras que tinha iniciado um relacionamento com o rebaixamento. O clube - naquela oportunidade - terminou em 9º lugar na classificação geral com 12 clubes.Com a queda do Ypiranga, resta mais uma vaga para o descenso. Hoje, o Vera Cruz - com nove pontos - está na zona de rebaixamento. E a briga será entre Vera Cruz e Atlético Pernambucano (10). Porto, Pesqueira e América já se livraram da degola.
Para cumprir tabela, o Ypiranga voltará a campo no sábado para enfrentar o Atlético Pernambucano no Estádio Paulo Pessoal Cavalcante Petribu, em Carpina, pela última rodada do Estadual 2015.