Ceará - O Horizonte, com seu empate, por 1 a 1, com o São Benedito e com o mesmo resultado entre Itapipoca e Guarany, está rebaixado à Série B do Campeonato Cearense. O Galo se junta ao São Benedito que também amargou a degola nesta quarta-feira. Nenhum dos clubes pode alcançar o Itapipoca na classificação do Quadrangular do Descenso. Horizonte e São Benedito apenas cumprirão tabela, no próximo domingo, pela última rodada do Estadual.
Em 13 partidas pelo Estadual do Ceará, o Horizonte conquistou apenas três vitórias (duas em casa e uma fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e sete derrotas (três diante da torcida e quatro fora). O clube do interior ainda anotou 18 gols e sofreu 22.O Horizonte chegou à elite em 2008, um ano após o acesso na Série B. E neste período, o clube fez grandes campanhas. Para se ter uma ideia, o Horizonte foi campeão do interior em 2010 e 2012. Sem falar que o Horizonte ficou em 3º lugar, em 2008. No ano passado, o Galo terminou na 5ª colocação. O pior desempenho do Horizonte foi o 7º lugar em 2009.
E olha que na Primeira Fase do Estadual 2015, o Horizonte sonhou com a classificação. O Galo liderou por duas rodadas o Grupo A1. Mas a partir da 7ª rodada, o clube entrou na zona de rebaixamento e não saiu mais. Já no Quadrangular do Descenso, o Horizonte acumula três jogos sem vitórias (duas derrotas e um empate).O jogo de despedida na elite estadual será domingo, às 16 horas, contra o Itapipoca, no Estádio Domingão, em Horizonte. Também rebaixado, o São Benedito enfrentará o Guarany no mesmo dia e hora no Estádio do Junco, em Sobral. O São Benedito se despede da Série A um ano após o acesso.
Mas os rivais cearenses não são os primeiros rebaixados. Os Estaduais já começaram a fazer suas vítimas. O Ypiranga amargou o descenso, no último final de semana, pelo Campeonato Pernambucano. É bom os clubes abrirem os olhos. O facão tem trabalhado firme nos Estaduais 2015.