Mato Grosso do Sul - Acabou a esperança! Não existe mais este sentimento para o Clube Esportivo Nova Esperança. O CENE não só esteve distante da briga pelo tricampeonato no Campeonato Sul-mato-grossense, como neste sábado teve confirmado seu rebaixamento no Estadual. Esta é a primeira queda do clube de Campo Grande em 16 participações no Campeonato do Mato Grosso do Sul. Fundado em 1999, o Furacão Amarelo participou pela primeira vez da elite em 2000.
Seis vezes campeão do Estadual (2002, 2004, 2005, 2011, 2013 e 2014), o CENE - desde o início - deu mostras que algo estava errado na atual temporada. Não por acaso, o resultado que confirmou a queda foi o mesmo visto na estreia contra o Costa Rica. O tropeço, neste sábado, empate sem gols com o Misto foi apenas mais um prego no caixão do Pégasus, do cavalo alado - mascote do clube do Centro-Oeste. Para se ter uma ideia, em nove jogos, o CENE conquistou apenas uma vitória - 1 a 0 sobre o Novoperário em casa.A campanha de rebaixamento do Furacão Amarelo ainda teve quatro empates (três como mandante e um como visitante) e quatro derrotas (uma em casa e três fora), além de nove gols a favor e 15 contra. Na lanterna do Grupo A com sete pontos, o CENE já não consegue mais alcançar os rivais que estão fora da degola. Resta apenas uma rodada para o término da Primeira Fase.
O descenso também surpreende em relação às campanhas do CENE após um título estadual. Quando não faturou outra conquista em seguida, o clube da capital sempre se destacou na competição. Em 2006, após o bicampeonato de 2004 e 2005, o CENE foi 3º colocado. Já em 2012, após o título de 2011, o Furacão ficou em 8º lugar.Antes de pensar na Série B, o CENE encerrará sua participação na elite do Sul-mato-grossense no próximo final de semana diante do Chapadão, fora de casa. O Estadual do Mato Grosso do Sul ainda terá mais um clube rebaixado no Grupo B.
Nos outros Campeonatos Estaduais, São Benedito e Horizonte foram rebaixados no Cearense. Já o Ypiranga amargou o descenso no Campeonato Pernambucano.