Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 19 de março de 2015 às 10:32

Boca Juniors e Corinthians são os únicos clubes com 100% na Libertadores

Com um jogo a mais, argentinos levam vantagem sobre os brasileiros no torneio sul-americano

da Redação -

São Paulo - Boca Juniors e Corinthians são os únicos clubes que ainda ostentam aproveitamento de 100% na fase de grupos após o encerramento da 3ª rodada na Libertadores. Os argentinos, aliás, já atuaram quatro vezes no torneio sul-americano e venceram em todas as oportunidades. O Sr. Goool só levou em conta a fase de grupos, uma vez que o Timão empatou na Primeira Fase contra o Once Caldas.

Para se ter noção da dificuldade que enfrentam Boca e Corinthians, no ano passado, nenhum clube terminou a 3ª rodada com aproveitamento perfeito. Em 2013, o Tijuana, do México, perdeu o 100% na 4ª rodada, enquanto o Atlético Mineiro - que seria campeão - tropeçou só na 6ª rodada. Já em 2012, apenas o Fluminense fechou a 3ª rodada com três vitórias, mas o clube brasileiro tropeçou na 5ª rodada.

Hoje, o Boca Juniors tem a melhor campanha da Libertadores. O clube hermano conseguiu duas vitórias em casa e dois triunfos como visitante. São 14 gols a favor (melhor ataque) e apenas dois contra. O Boca lidera o Grupo 5 com 12 pontos, seis a mais do que o Montevideo Wanderers, do Uruguai.

Enquanto isso, o Corinthians é líder do Grupo 2 com nove pontos. O Timão ostenta uma vitória diante da torcida e dois triunfos como visitante, além de cinco gols a favor e um contra. O rival São Paulo aparece na vice-liderança com seis pontos. Todos os outros clubes da Libertadores já perderam pontos.

 Corinthians lidera o chamado Grupo da Morte com três vitórias em três jogos na Libertadores!
No Grupo 1, Colo-Colo, do Chile, e Santa Fe, da Colômbia, somam seis pontos na zona de classificação. O Atlético Mineiro é o lanterna com apenas três. O Galo foi o responsável por acabar com o aproveitamento de 100% do Santa Fe. Universitario, da Bolívia, e Huracán, da Argentina, aparecem na zona de classificação do Grupo 3. O Cruzeiro, que jogará nesta quinta-feira contra o lanterna Mineros, tem dois pontos.

No Grupo 4, a zona de classificação conta com Emelec, do Equador, e Internacional. Ambos com sete pontos. Já o Tigres, do México, e Juan Aurich, do Peru, ocupam a zona de classificação do Grupo 6. Os mexicanos têm seis pontos de vantagem (10 a 4). Com os mesmos sete pontos, Estudiantes, da Argentina, e Liertad, do Paraguai, estão na zona de classificação do Grupo 7. Por fim, o Grupo 8 tem Racing, da Argentina, com nove pontos, e Guarani, do Paraguai, com cinco pontos na zona de classificação.

Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final.

Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.