Portal Eventos
UEFA Europa League
Em 20 de março de 2015 às 10:36

Itália e Ucrânia contam com o maior número de representantes na UEFA Europa League

De todos os classificados para as quartas de final, apenas três já foram campeões da UEL

da Redação -

São Paulo - A Ucrânia nunca foi campeã do mundo, nem teve clubes no lugar mais alto do pódio na UEFA Champions League. Mesmo assim, os ucranianos contam com o maior número de representantes nas quartas de final da UEFA Europa League. Só Ucrânia e Itália têm dois clubes na briga pelo título da temporada 2014/2015. (Confira no final da matéria os confrontos das quartas de final!)

Dnipro e Dynamo Kyiv tentarão repetir o feito do Shakhtar Donetsk, campeão da UEL em 2008/2009. E chegar às quartas de final não foi nada fácil para os ucranianos. O Dynamo teve que passar pelo Everton, da Inglaterra. Já a classificação do Dnipro aconteceu apenas na prorrogação no embate diante do Ajax, da Holanda.

 Italiano Napoli é um dos três campeões que seguem na briga pelo título da UEFA Europa League!
Os representantes italianos, por sua vez, são Fiorentina e Napoli. Em busca do primeiro título, a Fiorentina superou a rival Roma nas oitavas de final. O Napoli, campeão em 1988/1989, teve que passar pelos russos do Dinamo Moskva. Além do Napoli, apenas Sevilla - atual campeão - e Zenit já venceram a UEL, entre os clubes que seguem na briga pelo título da atual temporada.

Campeão na temporada 2013/2014, o Sevilla tentará seu segundo bicampeonato. O clube espanhol já fez a dobradinha durante as temporadas 2005/2006 - campeão em cima do Middlesbrough, da Inglaterra - e 2006/2007 - campeão em cima do Espanyol, da Espanha. Além do Sevilla, só o Real Madrid ostenta o genuíno bicampeonato na UEL (1984/1985 e 1985/1986). Para avança, o Sevilla despachou o também espanhol Villarreal.

A disputa do Zenit nas oitavas de final, por sua vez, foi contra os italianos do Torino. O Zenit ostenta o título de 2007/2008. Os outros classificados são o belga Club Brugge, algoz do turco Beşiktaş-TUR, e o alemão Wolfsburg que passou pela Internazionale, da Itália.

Campeões!

Valencia, Liverpool, Internazionale, Juventus, Barcelona e Sevilla, com três títulos cada, são os maiores vencedores da UEFA Europa League. Atlético de Madrid, Porto, Feyenoord, Parma, IFK Göteborg, Real Madrid, Tottenham, Borussia Mönchengladbach e Leeds United aparecem logo atrás com duas conquistdas cada.

A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Chelsea.

Os títulos por países tem a Espanha na frente com 14 conquistas, contra 11 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.

Confira os confrontos das quartas de final da #UEL:

*Clubes à direita decidem em casa

Sevilla x Zenit
Dnipro x Club Brugge
Dynamo Kyiv x Fiorentina
Wolfsburg x Napoi