Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 20 de março de 2015 às 17:02

Classificados, Boca e Tigres são especialistas em avançar ao mata-mata da Libertadores

Argentinos e mexicanos são os primeiros clubes garantidos nas oitavas de final em 2015

da Redação -

São Paulo - Boca Juniors e Tigres são os primeiros clubes classificados às oitavas de final da Libertadores. Os dois clubes carimbaram o passaporte com duas rodadas de antecedência. Mas para quem conhece o histórico de argentinos e mexicanos não há nenhuma surpresa. Boca e Tigres são especialistas em chegar ao mata-mata do torneio, de acordo com o levantamento do Sr. Goool.

Hoje, o Boca Juniors é o melhor clube do torneio sul-americano. Os argentinos ostentam aproveitamento de 100%, além de somarem 14 gols a favor (melhor ataque) e dois contra. Só Boca e Corinthians venceram todos os seus jogos na fase de grupos. Esta é a 14ª vez que os hermanos chegam às oitavas de final em 15 oportunidades.

 Boca Juniors avançou de novo para mata-mata, desta vez com aproveitamento perfeito na Libertadores!
A fase de oitavas de final só passou a ser disputada na Libertadores a partir de 1989. Neste período, o Boca Juniors esteve em 15 edições da Libertadores, mas só não avançou em 1994, quando caiu ainda na fase de grupos. Sem falar que o clube argentino - de 89 para cá - acumula quatro títulos (2000, 2001, 2003 e 2007), além dos vices de 2004 e 2012. No geral, o Boca soma seis conquistas.

O Tigres, por sua vez, ainda não foi campeão do torneio mais importante da América do Sul, mas conhece bem o atalho para o mata-mata. Na primeira participação na Libertadores, os mexicanos chegaram até as quartas de final, quando foram eliminados pelo São Paulo. No ano seguinte, o algoz foi o Libertad, do Paraguai, nas oitavas de final. Apenas em 2012 o Tigres deu mancada ao ser eliminado ainda na Primeira Fase para os chilenos do Unión Española.

Se o Boca Juniors lidera o Grupo 5, o Tigres está no topo do Grupo 6 com dez pontos - três vitórias e um empate, além de nove gols a favor e um contra. O Tigres voltará a campo em 8 de abril para encarar o River Plate, em casa. Já o Boca enfrentará o Montevideo Wanderers no Uruguai no dia seguinte.

Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final.

Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.