Bahia - O Vitória, diante de 4.348 heróis, foi derrotado pelo novato Colo Colo (2 a 0), no último sábado, em pleno Barradão, em Salvador, e acabou eliminado do Campeonato Baiano ainda nas quartas de final. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, o Leão baiano não ficava fora da decisão do Estadual desde a longínqua temporada de 2001. De quebra, o Vitória está fora da Copa do Nordeste de 2016.
Entre 2001 e 2015, o Vitória conquistou nove títulos estaduais e ficou com quatro vices. Uma destas derrotas na final aconteceu, em 2006, justamente para o Colo Colo - algoz rubro-negro na atual temporada. Naquela oportunidade, o Colo Colo bateu o Vitória, em casa, por 4 a 3, e ainda triunfou no Barradão, por 4 a 2.
A precoce eliminação do Vitória pode causar surpresa se for levado em conta o currículo dos dois clubes. Enquanto o representante de Ilhéus soma só um título, o Vitória acumula 27 conquistas. O Rubro-negro é o segundo maior campeão do Estado. Mas no Campeonato Baiano 2015, o Vitória deu mostras que não estava bem.
O Leão, para começar, não conseguiu se classificar na liderança do seu grupo na Primeira Fase. O Vitória ficou atrás do xará de Vitória da Conquista. O clube da capital, em seis jogos na fase de grupos, conquistou duas vitórias e quatro empates, além de ter marcado só quatro gols e sofrido um. No geral, o Vitória foi apenas o 3º colocado.O público também não foi lá estas coisas como foi percebido na decisão das quartas de final. A média rubro-negra é de 6.554 pagantes, a segunda melhor do Estadual. Em quatro jogos como mandante, o Vitória arrastou 26.217 testemunhas para seus jogos.
Eliminado do Estadual, o Vitória se dedicará a Copa do Nordeste. Classificado às quartas de final, o Leão abrirá a disputa contra o América, em Natal, na próxima quarta-feira, às 21h30, na Arena das Dunas. O duelo de volta será no Barradão, no domingo, às 16 horas. O Vitória ainda tem a Copa do Brasil, em 1º de abril, contra a Anapolina, em Anápolis, pela partida de ida da Primeira Fase.