Portal Eventos
Carioca Série A
Em 23 de março de 2015 às 04:18

Público pagante de clássico carioca é sucesso só no Brasil, já na Europa...

Flamengo e Vasco fizeram o jogo de maior público brasileiro em 2015, mas lá fora são goleados nas arquibancadas

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - O Flamengo venceu o Vasco, por 2 a 1, no último domingo, pela 11ª rodada do Campeonato Carioca, diante de 51.085 pagantes. O público do Maracanã é o maior do Brasil na atual temporada e alento ao futebol nacional que padece de arquibancadas cheias. O clássico entre Flamengo e Vasco superou o público de Botafogo e Flamengo no mesmo palco (44.329). Mas ainda assim, tal marca não chega nem próximo do número de pagantes dos principais torneios europeus, de acordo com o levantamento do Sr. Goool.

 Flamenguistas e vascaínos deram show no Maracanã, mas maior público do Brasil é bem inferior aos rivais europeus!
E antes que alguém reclame por se tratar de um duelo pelo Estadual, no ano passado, o maior público do Brasileirão foi de 58.627 torcedores no duelo entre São Paulo e Cruzeiro no Estádio do Morumbi. Público que também é goleado pelas principais competições mundiais. Se houve clássico no Brasil, também teve rivalidade na Espanha.

O Barcelona superou o rival Real Madrid, por 2 a 1, e disparou na liderança da La Liga diante de inacreditáveis 98.760 apaixonados. Isso mesmo! O Camp Nou recebeu quase 100 mil pagantes. Quer desconsiderar este público por ter sido em um clássico com cara de final? Tudo bem.

O segundo maior público da La Liga é de 87.151 pagantes do mesmo Barcelona e diante do inexpressivo Rayo Vallecano. O maior público do Real Madrid aconteceu no clássico contra o Barça (85.450). O menor público do Barcelona é de 60 mil pagantes. O pior desempenho do Real Madrid também está nesta faixa de 60 mil fanáticos. Valencia e Atlético de Madrid também já tiveram públicos superiores ao clássico carioca.

Se a comparação ainda não agradar o torcedor internauta, que tal aferir com um clube que esteve na zona de rebaixamento e amargou por várias rodadas a lanterna? Conheça o Borussia Dortmund, dono de uma das torcidas mais apaixonadas do mundo.

Mesmo durante a situação crítica que viveu ao longo da Bundesliga, o BVB lotou as arquibancadas. Não por acaso, o Borussia Dortmund tem os maiores públicos da competição alemã. Em seis partidas, o clube aurinegro colocou 80.667 torcedores em seu estádio. Apenas em dois jogos o Borussia Dortmund não conseguiu 80 mil pagantes. Mas nada de desespero. Os públicos foram de 79.500 apaixonados.

Bayern de Munique, Borussia Mönchengladbach, Schalke 04, Eintracht Frankfurt, Hertha, Hamburger - que está na zona de rebaixamento - e o lanterna Stuttgart são os outros clubes alemães que já tiveram público maior do que Flamengo e Vasco.

Na Lega Serie A são seis públicos maiores do que o apresentado no Rio de Janeiro. O Milan, nos clássicos contra Internazionale e Juventus, superou a marca de 78 mil pagantes. Mas a Roma também passou dos 51 mil cariocas, assim como Lazio e Napoli. Já na Ligue 1 são oito públicos maiores do que o recorde brasileiro. Destaque para o Lens que levou mais de 70 mil apaixonados contra o PSG.

Lógico que a tão falada Premier League não iria ficar de fora. O Manchester United é o responsável pelos maiores públicos, sempre superando a casa dos 75 mil torcedores. O Arsenal também faz bonito com os mais de 60 mil pagantes. Até mesmo a Primeira Liga, que tem média pior do que a apresentada pelo Brasileirão, supera a marca verde e amarela. O Benfica já ultrapassou os 60 mil torcedores em duas oportunidades.

Ainda pela Europa, mais precisamente na UEFA Champions League, o Barcelona se classificou para as quartas de final diante de 92.551 apaixonados. O Barça já havia contado com o apoio de 80 mil e 70 mil pagantes. Real Madrid, Roma, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Arsenal são alguns dos clubes que também fazem bonito nas arquibancadas da UCL.

Na UEFA Europa League, o maior público é do Beşiktaş que levou 63.324 pagantes ao duelo contra o Liverpool. O Celtic recebeu a Internazionale diante de 58.500 torcedores, enquanto Dynamo Kyiv atuou contra francês Guingamp sob os olhares de 54.308 apaixonados. Números bem superiores aos brasileiros.

De volta ao Brasil...

A Copa do Brasil 2015, por exemplo, tem como seu maior público 10.917 testemunhas que acompanharam a derrota do Londrina para o Santos. No ano passado, a final entre Cruzeiro e Atlético Mineiro foi de míseros 39.786 torcedores. O maior público do torneio, em 2014, sequer chegou aos 50 mil apaixonados (46.859).

Estadual mais rico do Brasil e com as melhores médias de público, o Paulistão também passa vergonha diante dos rivais europeus. O Palmeiras é sucesso em território nacional, mas se a comparação for com a Europa... O maior público do Estadual de São Paulo é de 32.134 pagantes.

A Copa do Nordeste, que também se destaca em território nacional, ainda não conseguiu público superior a 40 mil apaixonados. O maior público é do Clássico Rei entre Fortaleza e Ceará (36.664). O público do clássico carioca é animador para os atuais padrões brasileiros, mas mostra a verdadeira face do futebol nacional. Melhor não comparar com os internacionais.