Minas Gerais - Democrata e Mamoré estão rebaixados ao Módulo II do Campeonato Mineiro. Os dois clubes haviam subido para a elite no ano passado. Enquanto o Democrata perdeu para o América, o Mamoré caiu diante do Guarani, neste domingo, pela última rodada da Primeira Fase. Os dois clubes entraram na rodada fora da zona do descenso.
O clube de Governador Valadares entrou na rodada fora da zona da degola, mas a vitória do URT, por 2 a 1, sobre o Tupi, empurrou o Democrata para o descenso. Fundado em 13 de fevereiro de 1932, o Esporte Clube Democrata faz o tradicional bate e volta, uma vez que havia conquistado o acesso na temporada passada.O Democrata deixa a elite mineira com aproveitamento de 24,2%. Foram apenas duas vitórias, dois empates e sete derrotas, além de nove gols a favor e 16 contra. O lanterna Mamoré também teve aproveitamento de 24,2%. A diferença nas duas campanhas está no saldo de gols, pior para o clube de Patos de Minas.
Em Mato Grosso, o Sinop - clube que revelou o goleiro Rogério Ceni, hoje no São Paulo - foi rebaixado em campo, mas promete entrar na Justiça contra a queda. O Cacerense também caiu após uma intensa briga judicial contra o União. Os dois clubes perderam pontos por escalarem jogadores de forma irregular. Mas só o clube de Cáceres amargou o descenso.
Pelo Campeonato Brasiliense, o Atlético Ceilandense - sem nenhuma vitória em dez jogos - amargou o descenso. O clube estava na elite desde 2010. O Atlético Ceilandense se juntará ao Samambaia. Antes mesmo do início do Estadual, o Samambaia - campeão da 2ª divisão - desistiu de disputar o Candangão e foi rebaixado.