São Paulo - O Bragantino foi rebaixado, neste domingo, à Série A2 do Campeonato Paulista. O clube de Bragança Paulista perdeu, por 2 a 1, para o Rio Claro, fora de casa, e já não pode mais escapar do descenso. O Braga se junta ao Marília que já havia sido degolado no Paulistão. Restam mais duas vagas no descenso da Série A1.
Um dos representantes do Estado de São Paulo na Série B do Brasileirão, o Bragantino mostrou fraqueza ao longo das 14 rodadas do Estadual. Tanto é que venceu só duas vezes - ambas em casa - empatou uma vez como visitante - e foi derrotado em 11 oportunidades - cinco em casa e seis fora. O Braga ainda anotou sete gols e sofreu 20.Fundado em 8 de janeiro de 1928, o Clube Atlético Bragantino estava na elite paulista desde 2006. Apesar da fraca campanha na atual temporada, o Braga já fez história no Paulistão. Em 1990, o clube de Bragança Paulista foi campeão estadual em cima do Novorizontino na chamada final caipira.
Na temporada seguinte, o Bragantino foi finalista do Brasileirão da Série A. Em 2007, o clube paulista sagrou-se campeão da Série C e subiu para a Série B. O segundo escalão nacional, aliás, já passa ser a preocupação dos torcedores. Colher dois rebaixamentos no mesmo ano não está na cabeça de ninguém.
Mais quedas!
Já o Boquinhense caiu no Sergipano se juntando ao Coritiba, também rebaixado para a Série A-2. Em Goiás, o Caldas Novas foi rebaixado sem nenhuma vitória e o Força e Luz voltou à 2ª divisão do Potiguar um ano após o acesso.
No Campeonato Baiano, Serrano e Catuense desceram de divisão. O Ubiratan amargou o descenso no Sul-mato-grossense, assim como o CENE - atual bicampeão estadual. O Vera Cruz se juntou ao Ypiranga e caiu no Estadual de Pernambuco. No Ceará, as vítimas do rebaixamento foram São Benedito e Horizonte.
Em Mato Grosso, o Sinop - clube que revelou o goleiro Rogério Ceni, hoje no São Paulo - foi rebaixado em campo, mas promete entrar na Justiça contra a queda. O Cacerense também caiu após uma intensa briga judicial contra o União. Os dois clubes perderam pontos por escalarem jogadores de forma irregular. Mas só o clube de Cáceres amargou o descenso.
Pelo Campeonato Brasiliense, o Atlético Ceilandense - sem nenhuma vitória em dez jogos - amargou o descenso. O clube estava na elite desde 2010. O Atlético Ceilandense se juntará ao Samambaia. Antes mesmo do início do Estadual, o Samambaia - campeão da 2ª divisão - desistiu de disputar o Candangão e foi rebaixado.