Portal Eventos
Paulistão Série A1
Em 09 de abril de 2015 às 03:33

Portuguesa já acumula sete rebaixamentos de 2001 para cá

De acordo com o Sr. Goool, este foi o terceiro rebaixamento da Lusa no Estadual durante o século XXI

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Portuguesa, em 2011, foi campeã da Série B do Campeonato Brasileiro e ganhou o apelido de Barcelusa. Apenas quatro anos depois, tal apelido - que já era fora de propósito naquela época - se torna ainda mais irreal na atual situação rubro-verde. Na última quarta-feira, a Lusa foi rebaixado à Série A2 do Paulista ao cair diante do time misto do São Paulo, por 3 a 0. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, este foi o terceiro rebaixamento da Portuguesa no Estadual durante o século XXI e o sétimo de 2001 para cá.

Em 15 partidas, a Rubro-verde venceu só duas vezes e ambas fora de casa, empatou sete (quatro como mandante e três como visitante) e perdeu em seis oportunidades (três diante da torcida e três fora), além de ter marcado 13 gols e sofrido 22. O fraco desempenho como mandante é explicado pelo fato de que o clube paulista não pôde atuar no Canindé. Sem os laudos necessários do estádio na capital, a Portuguesa mandou seus jogos na Arena Barueri, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista e no Pacaembu.

Antes do rebaixamento na atual temporada, a Portuguesa já havia caído no Paulistão em 2006 e 2012. A primeira queda foi na antepenúltima colocação com 18 pontos. O mesmo aconteceu em 2012, mas há três anos, a Lusa ficou em 17º lugar. No ano seguinte as duas quedas, a Portuguesa voltou para a elite e com o título da Série A2 (equivalente a 2ª divisão).

 Portuguesa volta a ser rebaixada no Paulistão e se encaminha para a Série A2!
Mas não foram só descensos pelo Estadual neste tenebroso século XXI. A Portuguesa também caiu no Nacional. A primeira degola foi confirmada em 2002, um ano antes de iniciar os pontos corridos no Brasileirão. A Lusa caiu ao lado de Palmeiras, Gama e Botafogo. O clube paulista só conquistaria o acesso em 2007.

Na temporada seguinte, porém, a Rubro-verde colocou mais um descenso em sua história. Em 2008, a Portuguesa desceu ao lado de Figueirense, Vasco e Ipatinga. Lá se foram mais três temporadas na Série B, até a Lusa conquistar o segundo escalão nacional e ganhar o tal apelido, mencionado no começo do texto. Mas a alcunha não fez muito bem para o clube paulista.

A Portuguesa flertou com o rebaixamento em 2012, terminando no limite da zona de rebaixamento. No ano seguinte, porém, não teve jeito. E tudo ficou pior por causa da confusão na escalação irregular do meia Héverton. A Portuguesa foi rebaixada em 2013. Sob o efeito das disputas judiciais e sem dinheiro, a Lusa entrou em um poço sem fim.

No ano passado, o clube paulista recebeu um dos maiores e duros golpes em seus 94 anos de história. A Portuguesa foi rebaixada pela primeira vez para a Série C do Brasileirão. O ano de 2015 que deveria ser de recuperação e foco no acesso da Série C, começou com novo rebaixamento, agora, para a divisão inferior do Paulistão. Dias difíceis para a Portuguesa que já fez final com o Santos, de Pelé, e já brigou pelo título do Brasileirão. Esqueça a Barcelusa. Aqui só jaz a Associação Portuguesa de Desportos.