Portal Eventos
Paulistão Série A1
Em 12 de abril de 2015 às 17:51

Paulistão volta a ter os quatro grandes nas semifinais após quatro temporadas

Corinthians enfrentará Palmeiras, enquanto o Santos fará o clássico diante do São Paulo

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo farão as semifinais do Campeonato Paulista 2015. Os quatro grandes clubes do Estado, apesar da superioridade diante dos rivais, estavam sofrendo nos pés dos clubes do interior. Prova disso foi o título do Ituano na temporada passada. E não é só isso. Em 2014, as semifinais tiveram dois clubes chamados grandes e dois pequenos.

O Ituano venceu o Santos na decisão, enquanto Palmeiras e Penapolense ficaram pelas semifinais. Corinthians (Primeira Fase) e São Paulo (quartas de final) caíram antes. Em 2013, a final até colocou dois grandes frente a frente - o Corinthians venceu o Santos -, mas as semifinais ainda tiveram o Mogi Mirim. O Palmeiras ficou de fora.

Um ano antes, Corinthians e Palmeiras voltaram a ser eliminados antes das semifinais. Em 2012, o Santos foi campeão em cima do Guarani. São Paulo e Ponte Preta, por outro lado, pararam nas semifinais. Nestas temporadas analisadas pelo Sr. Goool, Santos e São Paulo sempre estiveram nas semifinais. O Tricolor paulista nunca chegou à final, enquanto o Peixe foi campeão duas vezes e vice em uma oportunidade.

A última vez que o Paulistão contou com Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo nas semifinais foi em 2011. Há quatro anos, o Peixe bateu o Corinthians na decisão, enquanto Palmeiras e São Paulo caíram antes. No século XXI, apenas duas vezes os quatro grandes terminaram o Estadual nas quatro primeiras colocações. A outra oportunidade ocorreu em 2009. O Timão foi campeão invicto. O Santos ficou com o vice e Palmeiras e São Paulo caíram nas semis.

Na atual temporada, o Corinthians teve a melhor campanha da Primeira Fase. Mesmo assim, o Alvinegro do Parque São Jorge sofreu para eliminar a Ponte Preta nas quartas de final (1 a 0). O São Paulo, por sua vez, não teve dificuldades para passar pelo novato Red Bull (3 a 0).

Neste domingo pela manhã, o Palmeiras venceu apertado o Botafogo, por 1 a 0, e também carimbou o passaporte. À tarde, o Santos despachou o XV de Piracicaba na Vila Belmiro (3 a 0).

Agora, o Corinthians fará o clássico contra o Palmeiras, enquanto o Santos enfrentará o São Paulo. Timão e Peixe têm a vantagem de jogar em casa a partida única das semifinais. A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda definirá as datas, horários e locais das semifinais. Assim como as quartas, as semis serão definidas em jogo único.