São Paulo - A Ferroviária está muito próxima de voltar à Série A1 do Campeonato Paulista. O clube grená não disputa a elite do Estadual de São Paulo desde 1996. Neste período, a Locomotiva Grená chegou até a disputar a Série A3 (equivalente a 3ª divisão). O acesso foi obtido em 2010 e, desde então, a Ferrinha tenta a sorte na Série A2. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, o clube de Araraquara faz sua melhor campanha dos últimos cinco anos.
Em 16 jogos na atual temporada, a Ferroviária ostenta aproveitamento de 77,1%. São 12 vitórias (nove em casa e três fora), um empate como visitante e só três derrotas longe da torcida, além de 33 gols a favor (melhor ataque) e 12 contra. Como comparação, a Ferrinha havia somado só 25 pontos em 16 jogos em 2014. A Ferroviária terminou a temporada passada no modesto 9º lugar com aproveitamento de 45,6%.Em 2013, com regulamento diferente, a Ferroviária não passou para a Segunda Fase. Nos 16 primeiros jogos da fase inicial, a Locomotiva encontrava-se na zona de rebaixamento com 15 pontos. Aquela temporada foi encerrada com aproveitamento de 33,3% e manutenção na Série A2 só por causa dos critérios de desempate.Um ano antes, a Ferroviária até passou de fase, mas a lanterna na Segunda Fase não garantiu o acesso. No geral, a Ferrinha ficou em 7º lugar. Em 2011, na primeira temporada após o acesso na Série A3, o clube grená sequer chegou à Segunda Fase e encerrou a Série A2 no modesto 13º lugar.
Novos tempos...
Mas tudo mudou na atual temporada. A Ferroviária não só faz a sua melhor campanha desde que voltou para a Série A2, como tem aproveitamento superior aos quatro clubes que conquistaram o acesso, em 2014, à elite paulista. No ano passado, o Capivariano foi campeão com aproveitamento de 70,2%, o mesmo apresentado pelo vice Red Bull. O São Bento, por sua vez, subiu com 64,9%, enquanto o Marília teve 63,2%.