Ceará - O Fortaleza, ao eliminar o Icasa, se garantiu na final do Campeonato Cearense. E pelo histórico do Estadual, o Leão do Pici vai ter que encarar o eterno rival Ceará na decisão. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, o Vozão marcou presença na final do Cearense nas últimas seis temporadas. No próximo sábado, às 18h15, o Ceará receberá o Guarani, no Estádio do Castelão, em Fortaleza, para decidir a vaga na decisão. No jogo de ida, o Alvinegro venceu o rival, por 1 a 0.
O Ceará é o atual tetracampeão estadual. Maior campeão do Estado - 43 títulos -, o Vozão passou por diferentes rivais neste período. No ano passado, o Ceará superou o rival Fortaleza na final. O mesmo aconteceu em 2012. O Tricolor do Pici é o segundo maior campeão estadual com 39 conquistas.Enquanto isso, o título de 2013 foi obtido em cima do Guarany. Já em 2011, o Ceará foi campeão em cima do Guarani, o mesmo adversário da semifinal de 2015. Quando não esteve no lugar mais alto do pódio, o Vozão - pelo menos - marcou presença na decisão. Foi assim em 2009 e 2010. Nas duas oportunidades, o título ficou com o Fortaleza.
A última vez em que o Ceará não esteve na final do Cearense foi em 2008. Naquela oportunidade, o Fortaleza foi campeão em cima do Icasa. No século XXI, de 2001 para cá, o Vozão só não decidiu o título por quatro vezes. Além de 2008, o Ceará também ficou de fora da final em 2003 com a decisão entre Fortaleza e Ferroviário e em 2005 e 2007 com as finais entre Fortaleza e Icasa.
A campanha do Ceará no Estadual tem aproveitamento de 71,1%. São dez vitórias (seis em casa e quatro fora), dois empates como visitante e apenas três derrotas (uma diante da torcida e duas fora), além de 29 gols a favor e 15 contra. Além de brigar por uma vaga na final do Cearense, o Vozão está garantido na decisão da Copa do Nordeste - enfrentará o Bahia.