Santa Catarina - O Joinville venceu o Ituano, por 1 a 0, na última quarta-feira, mas acabou eliminado ainda na Primeira Fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, o atual campeão paulista havia metido 3 a 0 no JEC. Considerando apenas as edições em que o torneio nacional adotou o atual formato com 86 clubes, o Joinville se tornou o sexto representante da Série A do Brasileirão eliminado ainda na fase inicial da Copa do Brasil.
A tragédia dos clubes da principal divisão nacional começou com Náutico e Portuguesa em 2013. O Timbu perdeu para o CRAC, em Catalão, e foi eliminado com o empate em Recife. Já a Portuguesa caiu com dois empates. Como levou gol em casa, foi despachada pelo Naviraíense, do Mato Grosso do Sul.Em 2014, o desastre aumentou. Foram três clubes do Brasileirão eliminados logo na fase inicial da Copa do Brasil. Rival do Joinville, o Criciúma até venceu o Londrina no jogo de volta, mas não foi o suficiente para colocar o Tigre na Segunda Fase. O Goiás, por sua vez, só empatou em casa e, como havia perdido na ida, na Paraíba, foi eliminado pelo Botafogo. Já a queda do Vitória para o paranaense JMalucelli foi nos pênaltis.
Dos clubes do Brasileirão que entraram já na Primeira Fase da Copa do Brasil, Atlético Paranaense, Avaí, Botafogo, Chapecoense, Coritiba, Figueirense, Flamengo, Goiás, Grêmio, Palmeiras, Ponte Preta e Santos carimbaram o passaporte. O Sport, por sua vez, fará o jogo de volta contra o CENE nesta quinta-feira.
Enquanto isso, Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo, por estarem na Libertadores, entrarão apenas nas oitavas de final do torneio nacional. O mesmo acontece com o Fluminense - melhor colocado no Brasileirão abaixo dos clubes da Libertadores.