São Paulo - A edição 2015 da Série D do Campeonato Brasileiro, com início marcado para 19 de julho, já tem 25 clubes definidos. Restam 15 vagas. Neste sábado, o Sr. Goool traz a lista completa daqueles que carimbaram o passaporte. No Sr. Goool já está disponível todas as edições da Série D, de 2009 para cá. O torcedor internauta pode pesquisar tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, entre outros dados.
A Série D 2015 terá CRAC, Duque de Caxias, Treze e São Caetano. O quarteto foi rebaixado na Série C do ano passado e terá que disputar a última divisão nacional. Há outros clubes que também garantiram, em 2014, a vaga na Série D 2015. Este é o caso do Interporto, atual campeão tocantinense. Nacional e Santos também venceram os Estaduais do Amazonas e Amapá, respectivamente, em 2014.Enquanto isso, Jacuipense, Lajeadense e Resende carimbaram o passaporte em copas regionais na Bahia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, respectivamente. O CENE, atual bicampeão sul-mato-grossense também deveria ter vaga garantida. Mas a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) mudou a regra em cima da hora e resolveu dar a vaga ao campeão estadual de 2015 que ainda será definido. O CENE, este ano, foi rebaixado no Estadual.
Destaques!
Mas nem tudo é confusão na Série D. Alguns clubes se destacaram neste início de temporada e mereceram a vaga no Nacional. A Caldense, por exemplo, superou Cruzeiro e Atlético Mineiro e foi o melhor time da Primeira Fase do Estadual de Minas Gerais. O Foz do Iguaçu também deixou para trás um grande do Brasileirão. Se o Atlético Paranaense se resumiu a brigar contra o rebaixamento, o Foz entrou na briga pelo título.
Enquanto isso, entre as vagas a serem preenchidas, sete serão com campeões estaduais. Os vencedores do Acreano, Brasiliense, Capixaba, Sul-mato-grossense, Piauiense, Roraimense e Rondoniense estarão na Série D 2015.
Em seis edições, até aqui, a Série D conta com os títulos de São Raimundo-PA (2009), Guarany-CE (2010), Tupi-MG (2011), Sampaio Corrêa-MA (2012), Botafogo-PB (2013) e Tombense-MG (2014). Nenhum destes clubes, porém, estará na próxima edição da Série D.
Regulamento:
A partir das oitavas de final, os clubes disputarão vaga na fase seguinte pelo sistema de mata-mata. Os confrontos das oitavas de final levarão em conta as campanhas dos clubes na Primeira Fase.
Bloco I: os oito clubes classificados em primeiro lugar, em cada grupo;
Bloco II: os oito clubes classificados em segundo lugar, em cada grupo.
O primeiro do Bloco I enfrenta o oitavo do Bloco II (Grupo B1), o segundo do Bloco I joga contra o sétimo do Bloco II (Grupo B2), e assim sucessivamente.
Os oito clubes classificados para a Terceira Fase formarão o Bloco III, cujo bloco será ordenado conforme a média de pontuação da soma das duas primeiras fases; os confrontos obedecerão ao seguinte critério: o primeiro enfrenta o oitavo (Grupo C1); o segundo enfrenta o sétimo (Grupo C 2), e assim sucessivamente. Os vencedores dos quatro grupos classificar-se-ão para a Quarta Fase.
Os quatro clubes classificados para a Quarta Fase formarão o Bloco IV, cujo bloco será ordenado conforme a média de pontuação da somas das três primeiras fases; os confrontos obedecerão ao seguinte critério: o primeiro enfrenta o quarto (Grupo D1) e o segundo enfrenta o terceiro (Grupo D2). Os vencedores de cada grupo classificar-se-ão para a Quinta Fase, a Fase Final (Grupo E), de onde sairá o campeão.
Os semifinalistas conquistarão o acesso à Série C. E os finalistas ainda brigarão pelo título da Série D.
Confira os clubes que já estão na Série D do Brasileirão em 2015:
AMAPÁ
Santos
AMAZONAS
Nacional
BAHIA
Jacuipense
CEARÁ
Guarani
GOIÁS
CRAC
Aparecidense
Goianésia
MINAS GERAIS
Caldense
Villa Nova
PARAÍBA
Treze
PARANÁ
Foz do Iguaçu
Operário
PERNAMBUCO
Central
Serra Talhada
RIO DE JANEIRO
Duque de Caxias
Resende
Volta Redonda
RIO GRANDE DO SUL
Lajeadense
Ypiranga
SANTA CATARINA
Inter de Lages
Metropolitano
SÃO PAULO
Botafogo
Red Bull
São Caetano
TOCANTINS
Interporto