Portal Eventos
Goiano 1ª Divisão
Em 21 de abril de 2015 às 17:00

Goiás leva vantagem sobre rivais do interior, mas também já perdeu título no Goianão

Na última vez em que disputou o título estadual com um rival do interior, Esmeraldino ficou com o vice

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Goiás - Maior campeão do Campeonato Goiano com 24 títulos, o Goiás enfrentará a surpreendente Aparecidense na final de 2015. Historicamente, o Esmeraldino costuma se dar bem contra rivais do interior nas decisões do Estadual, mas o Goiás também já perdeu o título para rivais de fora de Goiânia. E a Aparecidense vem em alta, afinal, chegou pela primeira vez em sua história na final.

 Invicto em casa e com o melhor ataque, Goiás tentará manter a vantagem sobre rivais do interior na final do Goianão!
Das 43 decisões em que esteve no Estadual Goiano, o Goiás enfrentou oito vezes um rival do interior. Nas duas primeiras oportunidades, em 1981 e 1983, o Esmeraldino superou a Anapolina, da cidade de Anápolis - distante 48 km da capital. O mesmo ocorreu na temporada de 2000. Três anos antes, o Goiás foi campeão em cima do CRAC, de Catalão - distante 256 km de Goiânia.

O Goiás ainda seria bicampeão em cima do Novo Horizonte, em 2002 e 2003. O Novo Horizonte é da cidade de Ipameri - distante 198 km da capital. Mas apesar da ampla vantagem do Goiás sobre os rivais do interior, na última vez em que pegou um adversário de fora da capital Goiânia, o Esmeraldino caiu e amargou o vice.

Tropeço!
Em 2008, o Goiás teve que se contentar com o 2º lugar e com direito a derrota, por 3 a 0, no Serra Dourada, para o campeão Itumbiara. A cidade de Itumbiara está a 204 km da capital do Estado. A outra derrota do Goiás para clube do interior foi em 1992, quando sucumbiu diante do Goiatuba. A cidade homônima está a 178 km de Goiânia.

A boa notícia para o Goiás é que a Aparecidense não fica em uma cidade com o mesmo nome. O Camaleão, como o clube do interior é conhecido por seus torcedores, tem sede em Aparecida de Goiânia, distante 11 km da capital Goiânia. A Aparecidense foi campeã da 3ª divisão em 2002 e faturou o título da 2ª divisão em 2010.

A Aparecidense chega para a sua primeira final de Estadual com aproveitamento de 68,8%. São nove vitórias (cinco em casa e quatro fora), seis empates (dois como mandante e quatro como visitante) e só uma derrota diante da torcida, além de 25 gols a favor e nove contra (melhor defesa). O Goiás, por sua vez, tem aproveitamento de 72,9%. O Esmeraldino está invicto em casa. Ao todo, são dez vitórias (cinco em casa e cinco fora), cinco empates (três como mandante e dois como visitante) e uma derrota longe da torcida, além de 29 gols a favor (melhor ataque) e 12 contra.

Os rivais começarão a disputar o título no próximo domingo, às 16 horas, no Estádio Aníbal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia. O jogo de volta acontecerá em 3 de maio, às 16 horas, no Serra Dourada, em Goiânia. Na fase de grupos, Goiás e Aparecidense empataram, por 1 a 1, em Goiânia, e o Goiás foi o responsável por impor a única derrota a Aparecidense - 2 a 1 na casa do rival.