Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores Masculino
Em 23 de abril de 2015 às 00:00

Libertadores bate recorde de campeões nas oitavas de final! Confira os confrontos!

Dos 16 clubes classificados para o mata-mata, dez já deram a volta olímpica no torneio

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Libertadores já tem definidos todos os 16 clubes classificados às oitavas de final. E a edição 2015 do torneio mais importante da América do Sul segue batendo recordes. Após iniciar com o maior número de campeões (14) e ter, pela primeira vez, todos os clubes brasileiros com, ao menos, um título, a Libertadores terá recorde de vencedores nas oitavas de final, segundo levantamento do Sr. Goool. Dos 16 classificados, dez já deram a volta olímpica.

Atlético Mineiro, Atlético Nacional-COL, Boca Juniors-ARG, Corinthians, Cruzeiro, Estudiantes-ARG, Internacional, Racing-ARG, River Plate-ARG e São Paulo seguem na briga por mais um conquista sul-americana. Entre os campeões que começaram a Libertadores 2015, apenas Once Caldas-COL e Nacional-URU - na Primeira Fase - e Colo-Colo-CHI e San Lorenzo-ARG - na Segunda Fase - foram eliminados antes do mata-mata. (Confira abaixo os confrontos das oitavas de final de final. À esquerda os clubes que decidirão em casa!)





Boca Juniors-ARG
xRiver Plate-ARG
Tigres-MEXxUniversitario-BOL
InternacionalxAtlético Mineiro
CorinthiansxGuarani-PAR
Racing-ARGxMontevideo Wanderers-URU
Santa Fe-COL
xEstudiantes-ARG
Atlético Nacional-COL
xEmelec-EQU
CruzeiroxSão Paulo

E as oitavas terá confrontos de campeões. O Boca Juniors, por exemplo, terminou a fase de grupos com aproveitamento de 100%. Mas mesmo com a melhor campanha, o Boca terá que pegar o rival River Plate, pior 2º colocado. Os outros dois embates de campeões envolverão brasileiros. O Internacional enfrentará o Atlético Mineiro, enquanto o Cruzeiro pegará o São Paulo. A Raposa, aliás, foi a pior líder entre os 1ºs colocados, somando 11 pontos. O São Paulo, que ficou na vice-liderança, somou mais pontos, 12.

Histórico!
Até a atual edição, o recorde de campeões nas oitavas de final - de 2005 para cá - era de nove clubes em 2008 e 2011. Na primeira oportunidade, porém, Atlético Nacional-COL, Flamengo, River Plate-ARG, Boca Juniors-ARG, Cruzeiro, Estudiantes-ARG, Santos, Nacional-URU e São Paulo sucumbiram diante da inédita conquista da LDU-EQU. Já em 2011, o Santos deixou para trás Once Caldas-COL, Cruzeiro, Peñarol-URU, Internacional, Estudiantes-ARG, Grêmio, Vélez Srasfield-ARG e LDU-EQU e colocou mais um título no currículo.

Se 2015 bateu o recorde positivo, no ano passado a marca foi negativa. Em 2014, só cinco campeões estiveram nas oitavas de final (Vélez Sarsfield-ARG, Grêmio, Atlético Nacional-COL, Atlético Mineiro e Cruzeiro). Não por acaso, o vencedor daquela edição foi inédito, o San Lorenzo-ARG.

Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.

Confira os campeões classificados às oitavas de final da Libertadores:

2005

River Plate-ARG, Boca Juniors-ARG, Santos, Once Caldas-COL, Palmeiras e São Paulo

2006

Estudiantes-ARG, Atlético Nacional-COL, River Plate-ARG, Palmeiras, São Paulo, Vélez Sarsfield-ARG e Nacional-URU

2007

Santos, Flamengo, Boca Juniors-ARG, Vélez Sarsfield-ARG, São Paulo, Grêmio, Colo-Colo-CHI e Nacional-URU

2008

Atlético Nacional-COL, Flamengo, River Plate-ARG, Boca Juniors-ARG, Cruzeiro, Estudiantes-ARG, Santos, Nacional-URU e São Paulo

2009

Grêmio, Boca Juniors-ARG, Nacional-URU, São Paulo, Cruzeiro, Palmeiras e Estudiantes-ARG

2010

Flamengo, Vélez Sarsfield-ARG, Once Caldas-COL, São Paulo, Cruzeiro, Nacional-URU, Estudiantes-ARG e Internacional

2011

Once Caldas-COL, Cruzeiro, Peñarol-URU, Internacional, Estudiantes-ARG, Grêmio, Vélez Srasfield-ARG, LDU-EQU e Santos

2012

Internacional, Santos, Atlético Nacional-COL, Vélez Sarsfield-ARG, Vasco e Boca Juniors-ARG

2013

São Paulo, Grêmio, Boca Juniors-ARG, Corinthians, Vélez Sarsfield-ARG, Nacional-URU e Palmeiras

2014

Vélez Sarsfield-ARG, Grêmio, Atlético Nacional-COL, Atlético Mineiro e Cruzeiro

2015

Atlético Nacional-COL, Atlético Mineiro, Boca Juniors-ARG, Corinthians, Cruzeiro, Estudiantes-ARG, Internacional, Racing-ARG, River Plate-ARG e São Paulo