São Paulo - Napoli e o atual campeão Sevilla serão os mandantes das partidas de ida pelas semifinais da UEFA Europa League, respectivamente, contra Dnipro e Fiorentina. E italianos e espanhóis ostentam o melhor aproveitamento dentre o quarteto que segue na briga pelo segundo título mais importante da Europa. O desempenho da dupla é de 75%.
Com uma vitória e um empate, o Napoli superou Dinamo Moskva nas oitavas de final e Wolfsburg nas quartas de final. No geral foram oito vitórias (cinco em casa e três fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e uma derrota longe da torcida, além de 25 gols a favor e sete contra.O Sevilla fez menos gols do que o rival (21) e foi furado mais vezes (12). Mas pelo menos, os atuais campeões ostentam aproveitamento de 100% como mandante. Ao longo da UEL foram oito triunfos (seis em casa e dois fora), três empates como visitante e uma derrota longe da torcida. Para chegar às semifinais, o Sevilla superou Villarreal e Zenit.Adversário do Sevilla, a Fiorentina tem aproveitamento de 69,4%. O clube italiano, que eliminou Roma e Dynamo Kyiv, acumula sete vitórias (três como mandante e quatro como visitante), quatro empates (dois em casa e dois fora) e uma derrota diante da torcida, além de 21 tentos a favor e sete contra.
Entre os semifinalistas, o pior aproveitamento é do surpreendente Dnipro (52,4%). O clube ucraniano venceu seis vezes (cinco em casa e uma fora), empatou em quatro oportunidades como visitante e perdeu quatro vezes (duas diante da torcida e duas fora), além de ter marcado só 13 gols e sofrido dez. As vítimas do Dnipro no mata-mata foram Ajax e Club Brugge.
Geral e público!
Em 262 partidas, a UEFA Europa League acumula 134 vitórias dos mandantes, 68 triunfos dos visitantes e 60 empates. Foram marcados 699 gols, sendo 415 dos donos da casa e 284 dos visitantes. Média de 2,67 tentos por partida. Fora de campo, a média é modesta de 17.400 pagantes e público total de 4.471.886 torcedores.
O Sevilla, entre os semifinalistas, tem a melhor média de público (27.251). Mas o atual campeão está bem atrás do líder Ajax (49.259). A Fiorentina, por sua vez, tem média de 18.407 pagantes, enquanto a média do Napoli não passa de 13.169 torcedores. O pior desempenho, novamente, é do Dnipro de apenas 9.606 apaixonados.
As semifinais serão disputadas em 7 e 14 de maio. Na ida, o Napoli receberá o Dnipro, enquanto o Sevilla pegará a Fiorentina em casa. Na semana seguinte, Dnipro e Fiorentina atuarão como mandantes.