Pernambuco - O Salgueiro, pela primeira vez na história, está na final do Campeonato Pernambucano. A decisão entre Carcará e Santa Cruz, aliás, é apenas a 12ª diferente do Estadual. E o Salgueiro poderá acabar com a sequência de 70 anos dos mesmos campeões em Pernambuco, segundo levantamento do Sr. Goool.
Há inacreditáveis 70 anos, o Estadual de Pernambuco não tem outro campeão que não seja Sport, Santa Cruz ou Náutico. Todos os outros clubes inexistem quando o assunto é título pernambucano. O último clube que ousou tirar o título do trio de ferro foi o América na longínqua temporada de 1944. Lá se vão 70 anos.Recordista de títulos (40) e atual campeão, o Sport deu a volta olímpica em 29 oportunidades desde o título do América em 1944. Com 27 conquistas, sendo a última em 2013, o Santa Cruz comemorou 22 vezes neste período analisado pelo Sr. Goool. Já o Náutico, dono de 21 voltas olímpicas, foi campeão 19 vezes nos últimos 70 anos.
O Salgueiro chega à final com aproveitamento de apenas 41,7%. São quatro vitórias (três em casa e uma fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e cinco derrotas (duas diante da torcida e três fora), além de 13 gols a favor e 14 contra. Classificado às semifinais com a pior campanha, o Salgueiro eliminou o líder Sport no mata-mata.
Já a vítima do Santa Cruz foi o Central. O Santinha foi o segundo pior classificado ao mata-mata. O Tricolor chega à final com aproveitamento de 55,6% - mesmo desempenho para jogos em casa e fora. São seis triunfos (três em casa e três fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e quatro derrotas (duas em casa e duas fora), além de 15 gols a favor e 11 contra. Ao longo do Hexagonal do Título, o Santa Cruz perdeu as duas partidas para o Salgueiro, por 1 a 0.