Portal Eventos
Brasiliense 1ª Divisão
Em 09 de maio de 2015 às 06:06

Estadual, que teve 31 dos 69 jogos com portões fechados, perde público

Só o campeão Gama não sofreu com estádio interditado e atuou sempre com a presença de torcida

da Redação -

Distrito Federal - O Campeonato Brasiliense, por dois meses ou durante toda a Primeira Fase, foi um Estadual para privilegiados. Apenas alguns torcedores puderam acompanhar certas partidas da competição. Com a maioria dos estádios interditados por falta de laudos técnicos, 31 dos 69 jogos tiveram portões fechados. Houve ainda um caso isolado em que a partida teria público, mas o jogo acabou em W.O.

Diante de tais dados, não é surpresa que o Candangão 2015 tenha perdido público em relação a edição 2014. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, o Campeonato Brasiliense, na atual temporada, foi encerrado com média de 1.968 pagantes e público total de 72.801 torcedores. No ano passado, sem o problema dos estádios, a média do Estadual chegou a 2.367 fanáticos e o público total alcançou a marca de 200 mil fãs (186.972).

O Campeonato Brasiliense é um dos poucos Estaduais, em 2015, que perdeu público. Ainda segundo dados do Sr. Goool, só Pernambucano e Potiguar haviam amargado queda nas arquibancadas. Atlético Ceilandense e Ceilândia não atuaram sequer uma partida, como mandante, com a presença dos seus torcedores.

 Gama foi campeão em campo e teve a segunda melhor média de público do Estadual!
Até mesmo o Brasília, líder do ranking, fez apenas três jogos com a presença de público. A média do Colorado chegou a 8.421 pagantes, graças ao público de 24.536 torcedores na decisão contra o Gama.

O Periquito, aliás, foi o único clube que não teve problemas com estádio. Com o Bezerrão liberado, o Gama realizou todos os seus nove jogos ao lado da torcida. Campeão em campo, o Alviverde ficou com a vice-liderança no ranking com média de 3.430 apaixonados.

Formosa (1.973), Brasiliense (1.126) e Paracatu (1.092) foram os outros clubes que superaram a média de mil torcedores. Sem considerar a dupla que não realizou sequer um jogo com público, a lanterna do ranking de pagantes ficou com o Cruzeiro. A média do clube não passou de 167 testemunhas.

Em campo, o Campeonato Brasiliense foi encerrado com 69 jogos. Foram 26 vitórias dos mandantes, 2o triunfos dos visitantes e 23 empates. O Estadual ainda contabilizou 149 gols, sendo 80 dos donos da casa e 69 dos visitantes. Média de 2,16 tentos por partida. O Brasília ficou com o melhor ataque (21), enquanto o campeão Gama teve a melhor defesa (8).